Diariamente Bad News!

Todos os dias é quase certo que uma nova má notícia será publicada, e eu não estou falando das CPIs e correlatos e sim da Europa, por enquanto é lá que a dúvida permanece: Grécia vai ou fica? Algum ou alguns bancos no Club Med vão falir? E já é o suficiente. O que pode ser, uma crise muito séria está acontecendo no "varejo", os correntistas dos países sob ataque, estão sacando seus euros e enviando para locais mais seguro, e não existe razão para não fazê-los. Vamos aos números, da Grécia já saíram 34,0 bilhões em 12 meses, da Irlanda,  Itália, Portugal e Espanha outros 55,0 bilhões e os depósitos na França e Alemanha cresceram  217,0 bilhões. Estes dados são de março, imaginem o que ocorreu nos últimos 2 meses.

O fato de existir uma moeda única permite este movimento totalmente racional, pense bem, se você morasse em Portugal o que teria feito? Exatamente a mesma coisa, pois caso haja uma saída do euro em Portugal,seus depósitos serão transformados na nova moeda, que se desvalorizaria em um nano segundo.

David, como isso pode parar?
O sistema europeu é diferente do nosso modelo, os bancos para poderem honrar estes saques precisam buscar liquidez no ECB e o fazem através de empréstimos com garantias, os países que recebem estes recursos, provavelmente o depositam no ECB. Ou seja, liquidamente e simplificadamente, o Clud Med fica devedor da Alemanha e França. Quando a Argentina passou por uma situação semelhante entre 2000 e 2003 houve um saque de 27% dos bancos, que se traduzido para os países agora em questão, representaria mais de 340,0 bilhões de euros. Para estancar esta sangria seria necessário instituir uma garantia sobre os depósitos. A situação é delicada e se nada acontecer, os saques deverão continuar, esta é uma desvantagem do euro, vários bancos vão ficar insolventes. Eu imagino os tesoureiros destas instituições não devem estar dormindo, empréstimos para empresas? Nem pensar, no momento eles só pensam em fechar o caixa do dia, já passei por esta situação na minha vida profissional, nada prazeroso.

David, há alguns dias você tinha uma visão otimista, ainda continua?
É verdade, não estava esperando uma retração como a que vem acontecendo, porém no post ou-vai-ou-racha coloquei minhas barbas de molho e defini o que faria eu mudar de rumo, até o momento nada definitivo ocorreu, veja gráfico do SP500 abaixo.

Outro fator que eu considero até mais importante para avaliar o nervosismo e o índice VIX que mede a volatilidade das ações


No gráfico separei em 2 áreas contornadas por retângulos: A área em verde é quando estamos em situação normal de temperatura e pressão, e a em laranja onde algo importante está acontecendo, notem que a crise de 2008 ultrapassou este limite. O pontinho vermelho é onde estamos hoje, não apontando ainda para nenhum stress.
 Como estamos no ano DFPH, diga-se de passagem, minha visão das dificuldades deste ano parece justificar meu alerta, vou continuar com minhas premissas: Que vai piorar, mas não já, e que eu só vou alterar quando os dados técnicos me indicarem. Let´s the market speak!

O SP500 fechou a 1.313 com baixa de 1,43%; o real a R$ 2,0140 com alta de 1,13%; o euro a 1,2370 com baixa de 0,95%; e o uro a U$ 1.564 com alta de 0,62%.
Fique ligado!





Comentários