1º de maio - É para comemorar?

Nos últimos dias venho postando sobre a situação dramática que vive a Indústria brasileira. Caiu a ficha do Governo que algo precisa ser feito pois caso contrário, dentro em breve, não restara nenhuma empresa do setor para contar história. Na minha visão o enfoque que foi dado ao problema, que sim existe, não irá resolver definitivamente e somente retarda o sofrimento. No post só eu tenho acesso à estes dados? fica claro que os impostos são um grande problema, que até agora muito pouco tem sido feito.
Em todo caso, mesmo que por um passe de mágica, o Governo resolva baixar os impostos pela metade resolveria? Não tenho certeza, porém é evidente que por alguns anos teríamos um grande alívio.

O gráfico abaixo versa sobre a evolução do emprego na Indústria americana desde os anos 60.


A linha azul é o total de pessoas empregadas e a vermelha a variação mensal. Em 1977 representavam 22% do total de empregos e hoje somente 9%. Principais motivos: 1) Globalização; 2) China e Índia; 3) Internet; 4) Produtividade; 5) Inovação tecnológica. 
Abram os olhos esta é uma mudança estrutural.
Vocês acham que estes motivos também se aplicam ao Brasil? Sem dúvida!

Uma coisa eu aprendi nos mercados, quando se opera contra o fluxo a chance de ganho é mínima, o mesmo raciocínio vale para vocês industriais, para ser bem sucedido optem por mercados que estão a seu favor e não contra. Saia antes que seja tarde demais, é mais fácil tirar leite de minhoca! Notem que está é uma analise macro, vocês como especialistas, é que podem avaliar se as condições acima se aplicam.

Em termos de investimentos o mesmo critério tem que ser aplicado, por exemplo, será que vale a pena comprar títulos ou ações deste segmento? Eu não recomendo.
Em seguida vem outro assunto que me perturba: O que fazer com estes funcionários que perderão seus empregos? Nos USA eles migraram para o setor de serviços e construção civil, e aqui para onde irão? Não temos uma área de tecnologia avançada que poderia absorver estes excedentes e na área de commodities não se emprega tanto.

Outro dia li um trabalho elaborado por um economista, que calcula existir cerca de cinco bilhões pessoas a mais quando comparado aos recursos naturais existentes, um desequilíbrio gigante. Resumindo: Muita gente e pouca comida, assustador!

Ontem assisti o pronunciamento de nossa Presidente pela televisão, fiquei impressionado pela quantidade de tempo que usou para explicar a politica de juros e o porque os bancos deverão baixar. Por si só é raro que o dirigente de um país comente sobre assuntos tão técnicos, e alem do mais, parece que esta convencida que estas ações vão reativar as industrias. O Brasil, que agora é a 8º economia mundial, e vem sendo badalado por todos, merecia uma equipe de assessores com visão estratégica mais apurada.

O SP500 fechou a 1.405 com alta de 0,57% o real não teve negociação pelo feriado nacional o euro a 1,3234 sem alteração e a libra a 1,6217 com baixa de 0,13%.
Fique ligado!


Comentários

  1. É isso, visão estratégica, consistência,políticas de longo prazo não existem na mentalidade brasileira. O que existe é o imediatismo, a improvisação, e, agora, com esta presidente, o "detalhismo". O que poderia ser uma virtude, acaba acrescentando mais um problema: são de espantar, por um lado, as abordagens simplórias e reducionistas que ela faz no âmbito macro, para depois, no micro, se perder em detalhes.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo 200%! e o pior é que quanto mais tempo demora mais doloroso fica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário