Ressonância Financeira

Acredito que todos os leitores já passaram por um exame de ressonância magnética, aquele barulho ensurdecedor. O objetivo é um exame minucioso de algum órgão de nosso corpo, gerando aquelas imagens que mais parecem uma repetição de fotos "artísticas" em branco e preto.
Vejam abaixo o que eu reservei para vocês: Os detentores das dívidas dos principais países.


Confuso? Então vamos às principais considerações: a) vejam como o Japão depende muito pouco dos estrangeiros, pois sua dívida em sua maioria é financiada internamente, por esta razão consegue ser o país com a maior dívida sobre o PIB e ter uma vulnerabilidade baixa; b) O FED e BOE, Bancos Centrais da Inglaterra e USA detém uma parcela importante de suas dívidas soberanas, o objetivo foi de "influir" nas taxas longas de juros quando a revoada de helicópteros estavam em ação; c) Os bancos americanos detém muito pouco da dívida, não é o caso da Europa e Japão, por este motivo o ECB implementou os financiamentos por 3 anos a juros camaradas no início do ano LTRO.
Fazendo uma análise comparativa eu elegeria a Inglesa com melhor estrutura, que alem de uma distribuição mais equilibrada, tem o maior prazo médio de vencimento (não está nos gráficos), em seguida a Japonesa com a menor dependência externa porem de volume extremamente elevado ficando mais exposta a uma elevação dos juros (alguém falou em inflação?), em seguida  a Americana que embora tenha uma pequena participação dos bancos depende muito dos gringos ou melhor Chineses e por último a Europeia que só tem risco e nada de bom!

Na disputa atual para ver quem fica mais exposto na mídia, a Itália ou Espanha, tem um país que ou está esquecido ou não faz marola para não chamar atenção, sabem quem é? Nossa querida França, que vai passar por uma eleição presidencial em breve. Os dois candidatos que lideram as pesquisas são: o Gaulista Nicolas Sarkoszy e o socialista Francois Hollande . Em suas campanhas nenhum deles está se comprometendo com as reformas necessárias e como colocou a revista Economist Por anos a França ofereceu a sua população um estilo Sueco de serviços, benefícios e proteção mas falhou em criar suficiente riqueza para pagar por isso. 

Do outro lado do Atlântico um membro do FED Janet Yallen fez as seguintes afirmações : ... O FED está muito distante de atingir o máximo emprego....depois ela discute razões para manter a taxa de juros próxima de zero até o final de 2015, discute também a necessidade de um novo estimulo ( helicóptero) caso a economia desaponte. Que tal o FED está unido? Como os participantes são pessoas reconhecidamente preparadas e orgulhosas, antevejo um futuro muito difícil para o Bernanke, podendo gerar momentos de imobilização por falta de consenso.

Eu acredito haver uma oportunidade na Libra Inglesa porem gostaria de expor os motivos, aguardem que irei publicar na próximas horas um trade.

- Oh finalmente vai voltar a colocar na reta!
Pois é!

O SP500 fechou a 1387 com alta de 1,38% o real a R$1,8259 com baixa de 0,50% e o euro a 1,3188 com alta de 0,60%.
Fique ligado!


Comentários