Qual o futuro dos jovens?

Eu tenho frisado em vários post a dificuldade que os jovens vem enfrentando nestes últimos anos, principalmente nos países desenvolvidos. O post que teve maior acesso, desde a existência do acertar na mosca, foi está-na-hora-de-procurar-outra-vaca , onde questiono as oportunidades futuras dentro do setor financeiro.
A figura ao lado aponta as restrições que os jovens americanos estão passando por conta do impacto da recessão de 2008.
Qual será o futuro dos jovens? Com estas informações fica claro o processo de concentração de renda entre os mais ricos e as oportunidades surgem para uma pequena minoria que cada vez mais acumula riqueza, enquanto os outros vêm perdendo. Cenário perigoso, a história está cheia de momentos semelhantes e o final é uma revolta!

O gráfico a seguir é da taxa de juros do títulos Espanhóis, a linha em vermelho à 5,5% a.a. era muito importante.


Vejam o que aconteceu hoje: rompeu!


Tudo isso foi consequência de um leilão de títulos governamentais não muito bem sucedido. Este fato passa a ser importante pois, para os analistas técnicos, isto abre espaço para testar os máximos observados ao final de novembro do ano passado, quando a Grécia estava na linha de fogo. Alguma surpresa? não para mim que estou alertando para os problemas da Europa e principalmente do Club Med.

Eu venho observando uma firmeza no dólar já há algum tempo, não estou confortável ainda em postar o tão esperado In God we trust 2.0, mas o momento está chegando.

O SP500 fechou a 1399 com baixa de 1,02% o real a R$1,8281 com alta de 0,19% e o euro a 1,1340 com baixa de 0,72%.
Fique ligado!


Comentários

  1. Até chinês, na indústria, começa a ficar com receio. No Estadão, há alguns dias, saiu:"CADA VEZ MAIS BARATO, ROBÔ JÁ SUBSTITUI ATÉ TRABALHADOR CHINÊS"

    ResponderExcluir
  2. Pois é nós estamos vivendo numa era que existe excesso de mão de obra e ecasses de commodities!

    ResponderExcluir
  3. A crise de, bons, empregos atinge tudo.
    No setor de informatica, erradamente nomeado de TI ou IT, existe ainda, no Brasil um apagão de MO de 1,6 milhoes de pessoas.
    Acontece que com a evolução do setor (exponencial) em 10 anos TI vai virar utility, como telefonia, eletricidade, agua, em que se paga pelo uso e os devices serão Tablets, Telefones e talvez Oculos (ver Google Glasses) e capacetes com conexão neural.
    Só haverá emprego para tecnicos de nivel medio, para "trocar canos de esgoto, linhas telefonicas, TVs a cabo).

    ResponderExcluir
  4. Chico você é o especialista na área e o fato de ainda ter falta de MO é uma boa notícia. Eu tenho ficado muito "incomodado" com o seguinte : A indústria está num processo de diminuição sem volta. Sem entrar no mérito dos porquês, mas observando o que o governo tem feito, acho que não vai ter jeito. Eu pergunto aos economistas se o Brasil pode virar um "Chilão" e eles não ficam preocupados, acham que sim, eu tenho serias dúvidas porque esperar um Vale do Silício local é no mínimo ingenuo. Este é o ponto que tenho mais dúvidas sobre o futuro econômico brasileiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário