O problema aparece nos detalhes

Nós somos bombardeados com milhares de informações e naturalmente criamos um filtro, o primeiro que eu uso, e depende do interesse no assunto, se o artigo for extenso não leio, no máximo o resumo. A contra partida é que cada vez nos tornamos generalistas. Qual é o problema? Tenho a impressão que estamos diminuindo muito a capacidade de julgamento e tomamos decisões mais volúveis se poderia assim dizer.O que vocês acham?
Estava lendo nesse final de semana um relatório que me chamou bastante a atenção, o assunto é emprego nos USA.
A seguir o gráfico de longo prazo da taxa de desemprego


Não tem muita novidade ainda está distante do mínimo atingido em 2007. Vejam estes detalhes : Casais brancos casados tem a menor taxa de 5,3%, mas se não for casado10,5%. Por quê?

Eu já comentei o conceito de taxa de participação na força de trabalho, que significa a proporção de pessoas, dentro da "idade de trabalho", entre 16-64, ou desempregada mas procurando emprego, sobre o total.


Estruturalmente vem esta caindo, porem durante os anos 90 estava em níveis estáveis de 75% e a cada crise dá um passo mais abaixo.

Bem agora as coisas se tornam interessantes, a seguir gráfico do número de pessoas que estão empregadas nos ultimos 5 anos, ainda faltam criar uns 4,0 milhões de emprego para chegar aos níveis antes da crise. 


Agora veja abaixo a evolução do emprego no grupo com 55 anos ou mais.


Está subindo e nuca caiu! e a seguir a taxa de participação nesta faixa, up!


Está comportamento do grupo dos "coroas" em detrimento do grupo de jovens, será por que? Poderia  dar uma serie de explicações, porém seria leviano de minha parte uma vez que não analiso os detalhes, prefiro pesquisar um pouco e trazer quando tiver uma evidencia trazer. Por enquanto vocês ( e eu) vamos ficar com está duvida.

Mudando de assunto vamos dar uma olhada nas ações a Apple


Do preço mais alto caiu 11% em cinco dias, devolvendo a alta dos últimos 30 dias. 

- David estorou a bolha?
Não dá para afirmar nada, por enquanto os "profissionais" resolveram balançar a macieira e vender. Noss próximos dias eu aguardo uma queda ate +/- U$ 530, vou aguardar, se não se sustentar pode ir a +/- U$390 com uma queda mais salgada.
Hoje foi interessante a reação dos comentaristas da Bloomberg que buscavam um catalizador, lembra a frase do Nitsche é melhor qualquer explicação que nenhum explicação. Se houvessem me perguntado diria : Caiu de maduro, o céu não é o limite.

- Quando vamos saber se é uma bolha?
Que é uma bolha eu acho que é, a dúvida e se estorou ou não. Vocês lembram o post alpinismo-ou-apple? pois bem lá citei um livro que estuda todas as bolhas, e comenta que o botton acontece, normalmente, quando atinge 10% a 20% do valor máximo. Se este for o caso, a Apple negociaria, depois de um bom tempo, entre U$65 a U$130, que horror!

O SP500 fechou a 1360 sem alteração o real R$1,8479 com alta de 0,60, acho que não vai ter jeito deve ir  a R$1,86/R$1,88, o euro a 1,3135 com alta de 0,45% e a libra 1,5897 com alta de 0,31%.
Fique ligado!









Comentários

  1. David, vc está corretíssimo: estamos cada vez mais superficiais,tanto que não consegui, por falta de tempo, ler todo o seu post (rs).
    O perigo disso é estarmos cada vez mais sujeitos aos processos da chamada "captura intelectual": um cara, ou corporação, nem sempre bem intencionado, monta uma "explicação" que lhe interessa e os otários acreditam! Não precisa ter fundamento: o importante é parecer lógica! Os jovens, por falta de janela, estão mais sujeitos à captura intelectual. Os jovens "brazucas" então nem se fala! O totalitarismo pode voltar sem aviso!

    ResponderExcluir
  2. Primeiro espero que o post não estava muito grande ahahaa... Não tinha pensado pelo angulo que você colocou e concordo que exite está possibilidade.
    Quanto ao jovens também tenho a mesma preocupação não sei o que vai ser desta geração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário