Back to bussiness

Depois da comemoração das 10.000 visitas, voltamos ao dia a dia, afinal ficar só contando os louros é sinal de fracasso mais adiante. Na sexta feira, embora fosse  feriado nos USA, foram publicados os tão esperados dados sobre o desemprego. O número não foi bom, pois tinha um banco com o champagne na geladeira, esperando a criação de 300.000 postos, mas o número foi mais modesto 120.000. O impressionante é que a taxa de desemprego caiu para 8,2%, por conta da força de trabalho continuar a diminuir, ou seja, mais pessoas estão desistindo de procurar novos postos.
O gráfico acima é da quantidade de empregos ( ou dispensas) no ramo de varejo. Por que diminuem se as vendas e os gastos estão aumentando?


Como vocês podem notar esta tendência vem acontecendo desde os anos 80 e se mostrou mais acentuada nos últimos anos.
 Resposta : Amazon! As pessoas estão preferindo comprar mais barato e com menos trabalho nas "Amazons" da vida, ao invés de comprar nas lojas. 

Hoje eu quero falar um pouco sobre a situação da Indústria brasileira, que tanto vem causando frisom na imprensa, mas antes queria concluir que: O Bernanke já disse que está fissurado pelo emprego e enquanto ele não crescer, o juro não sobe nem a pau. Como existem motivos estruturais, como o que apontei acima que são "destruidores" de vagas, para crescer outros devem ser criados em novas áreas . O grande dilema que o Bernanke pode se deparar mais adiante seria o desemprego continuar elevado e a inflação subir, e aí quero ver o que Ben vai fazer, rasgar o livro de economia? Duvido!

Há um bom tempo, talvez 2 anos, numa reunião de macroeconomia da Rosenberg, e depois de analisar os dados fiz o seguinte comentário ao economista Jose Savasini: 
Sava se esta situação perdurar ( itens que exportamos , principalmente commodities, subindo de preços e real se valorizando) o que vai acontecer com os desempregados da indústria? Aprendi nesses anos de convivência com economistas, que nós engenheiros queremos respostas objetivas e eles têm uma postura mais pragmática. 
Fica tranquilo se o emprego como um todo estiver subindo, o funcionário da Ford desempregado vai trabalhar num call center. Será que é tão simples?

Na semana passada o governo anunciou um pacote (pacote? Há quanto tempo! Será um flash back?) para incentivar a indústria. Bem na minha avaliação de nada vai adiantar e no máximo alongar o sofrimento deste setor. Ontem o Professor Pastore publicou um artigo no Estadão, que como sempre é excelente Por que a indústria parou de crescer nos últimos anos?  De uma forma elegante joga um balde de água fria nas intenções do governo, e até acredita que estejam abandonando o objetivo de inflações mais baixas, termina seu artigo com a seguinte colocação:

Infelizmente esse é um quadro no qual não há preocupações com a produtividade e com a eficiência econômica. A busca desses objetivos não parecem ter importância, mesmo porque produz resultados apenas a longo prazo, e o horizonte do governos é do seu mandato, e não o que garanta o crescimento de longo prazo.
That´s it!

O SP500 fechou a 1382 com baixa de 1,14% o real a R$1,8165 com baixa de 0,25% e o euro a 1,3102 com alta de 0,10% ( em relação ao mercado de sexta-feira).
Fique ligado!


Comentários