TOP SECRET - shhhhhh.....

Tivemos acesso ao mais bem guardado segredo do momento:
Quando e como Israel vai atacar o Irã.

- Ah essa é boa você está se achando?
Não acredita? então vamos aos detalhes.
P: Israel irá permitir que o Irã desenvolva uma ogiva nuclear?
R: Não
P: Qual o timing?
R: Menos de dois anos.
P: Israel tem capacidade de destruir estas instalações?
R: Sim mas não será uma tarefa fácil.
P: Qual rota será utilizada?
R: Veja o mapa ao lado,  vai atravessar o Iraque que virou terra de ninguém. Os aviões serão os F-15
P: O que vai acontecer quando os aviões entrarem no espaço aéreo do Irã?
R: Não tem uma resposta clara pois o Irã tem radares sofisticados e capacidade aérea adquirida da China.


P : Avisaram os Russos? 
R : ahahahahahah....... os analistas estão dando palpite até na área militar !

Um outro assunto que está na midia é se existe ou não uma bolha de crédito no Brasil, eu sou da opinião que não existe. O fato dos juros serem altos aqui, acarreta índices de inadimplência maiores e em várias situações o valor do bem é inferior a dívida, depois de decorrido algum tempo do financiamento.

O gráfico acima confirma meu ponto de vista, e chamo também atenção ao tamanho da dívida associada ao setor imobiliário, é ínfima! Se você encontrar alguma notícia de bolha nos imóveis, não compre o argumento, pois como diz um leitor e empresário do setor, estão garantidos muitos anos de crescimento. O que sim pode atrapalhar a festa é algum problema vindo do exterior.

Vamos conversar um pouco sobre desalavancagem lembram? mec-x-flu ; desalavancagem-está-treinando.
Espero que sim pois é o tema principal de 2.012.


O Gráfico acima mostra como vem se desenrolando este processo nos USA e não sugere nenhum sinal que já terminou. Outro destaque é a importância do setor imobiliário que concentra a maior parte da dívida dos americanos, diferentemente do Brasil.


Mudando de assunto, abaixo está a composição de títulos americanos na reserva Chinesa. De 2.002 até hoje retrocedeu de um total de 75% para 54%, e neste período o volume subiu de U$ 400 bilhões para a bagatela de U$ 3,0 trilhões. Deveríamos ficar preocupados ou isto é positivo?


- David é má notícia pois ultimamente eles praticamente pararam de acumular U$.
Tem razão mas eu acho positivo pelos seguintes motivos : a) Como a dívida americana cresceu e os Chineses não aumentaram sua posição, entraram outros investidores em seu lugar; b) Os juros dos títulos americanos, como já postei anteriormente o-fed-contrata-o-bc-chinês, caíram mesmo assim. A única ressalva que merece atenção é que estes dados são compilados pelo tesouro americano (participação), e se  parcela  da reserva Chinesa é aplicada em fundos administrados por terceiros ou empresas off-shore do governo, não aparecem naquela estatística. Bem como lá os dados são trancados a sete chaves tudo é possível, mas mesmo assim uma parte deve ter sido aplicada em euros e/ou países que eles tem interesse como a Austrália.

Curiosidade: Hoje foi o IPO (lançamento de ações) da Yelp, uma companhia de pesquisa on line, fundada em 2.004. Foi um sucesso subiu 66%!
Olha eu não analisei esta companhia mas quando soube que desde a sua fundação nunca deu um tostão de lucro e provavelmente erraram no nome (Help?) ahahahah...... Conclui que o mercado deve estar entrando no oba, oba. Não compro nem "amarrado" já vi este filme antes!

O SP500 fechou a  1.369 com queda de 0,32% o real a R$ 1,7301 com alta de 0,72% ( hummm.... mais um dia de alta) e o euro a 1,3202 com baixa de 0,80%.
Vou escrever neste final de semana o assunto ainda é surpresa, posso adiantar que estou com "bad fillings", em todo caso quero analisar melhor os mercados.
Fique ligado!











Comentários