Reconciliação forçada


Vamos direto ao assunto: quem vai abrir mão, os juros ou a bolsa?


Já alertamos sobre a distorção entre, a taxa de juros de 10 anos(azul) e o SP500(verde), e parece que está chegando o momento. No período grifado em vermelho, o excesso de liquidez implementado pelo FED fez com que as taxas de juros caissem a níveis artificialmente baixos. Na reunião de ontem no FED nada de muito novo foi publicado em termos de política monetária, porém o BC americano disse que os bancos americanos estão muito bem e aguentam uma eventual recessão. A reação do mercado foi direto nos juros longos, em 24 horas subiram de 1,95%  para 2,29% a.a.

- David e qual o problema? você mesmo disse que era pelo bom motivo.
É verdade mas como o FED "garantiu" que não vão subir os juros ate 2.014, o mercado está começando a dar um recado, que este excesso de liquidez pode gerar inflação.

Se a reconciliação do gráfico se der com a alta dos juros, calculo que deverão subir até 3,5% a.a., e para quem estava tranquilo em sua posição, achando que os juros continuariam caindo mesmo com nossa recomendação contrária o-fed-contrata-o-bc-chines, vai começar a suar frio.
O dólar também devera ter seus dias de gloria, pegando todo o mercado de calças curtas, menos nossos leitores. Veja o gráfico abaixo em 45 dias o dólar subiu 10% contra o yen. 


Desta forma se estes movimentos se materializarem, um belo dia vai aparecer o secretario do tesouro americano justificando a intervenção no dólar (vendendo) porque "ele não pode fazer papel de bobo". Acho que vai dar um argumento mais inteligente!

Veja as ações da Apple, por enquanto errei feio! a linha vertical em vermelho foi o dia do lançamento do ipad3. Como diz o velho proverbio de mercado:  Água de morro abaixo, fogo de morro acima e os humanos quando querem fazer sexo (adaptei ahahah..), ninguém segura!

O SP500 fechou a 1.394 com baixa de 0,12% o real a R$ 1,8045 com alta de 0,68% e o euro a 1,3022 com baixa de 0,42%.
Fique ligado!









Comentários