Ouro: A próxima decepção do mercado

O ouro sempre atraiu a atenção da humanidade por sua portabilidade e valor intrínseco. Apos a II Guerra Mundial os países atrelaram as emissões à existência de ouro. O objetivo era garantir que as moedas tinham lastro, uma vez que vários países experimentaram períodos de hiperinflação. Ficou conhecido como Bretton Woods system, nesta época uma onça de ouro valia U$ 35. Em agosto de 1971 os Estados Unidos abandonaram a convertibilidade do dólar em ouro, passando a ser uma moeda sem lastro físico apenas com a promessa do governo. Imediatamente apos, o preço do ouro começou a subir, e no final da década de 70, com a crise do petróleo, chegou a negociar perto de U$ 1000. A partir dai, ficou durante 20 anos em queda, atingindo no inicio do ano 2000 seu valor mínimo de U$ 200.



Desde então o ouro se valorizou constantemente, porém foi nos últimos 5 anos que ganhou muita atenção, por conta das investidas dos BC emitindo grandes quantidades de moedas. É a metáfora dos  helicópteros que venho utilizando.



Em novembro eu postei peru-ou-frango-mapa-da-mina II e recomendo que leiam novamente. Até o momento minha previsão vem se materializando com bastante presteza. Meu objetivo continua sendo o mesmo, ou seja +/- U$ 1300, em chegando lá estaremos pronto para comprar.


O ouro junto com a prata vendo ganhando a atenção do publico, os pop stars, mas acredito que está nova queda gerará frustração ao mercado, que se questionara por que comprar um ativo que não gera renda nenhuma. 
No fechamento de sexta feira estava cotado a U$ 1660, e eu vislumbro 2 caminhos possíveis: Um curto onde já estaríamos no processo rumo ao target (roxa); e um outro mais demorado (verde), onde passaria por uma queda até +/- U$ 1600, seguido de uma alta ~ +/- U$ 1700 para em seguida rumar ao meu objetivo. Se tivesse que apostar optaria pelo opção "palmeiras", rhhhhhh... mesmo sendo santista! 
Tenho duas razões, para não postar imediatamente um trade de venda: primeiro o trend de longo prazo é de alta, e segundo que, na opção mais demorada, ainda teremos uma oportunidade mais a frente. Mas se você quiser vender agora não sou contra. 
Veja a seguir quais os limites.


Percebi que neste domingo estou com um viés palmeirense, usei muito o verde. Será uma premonição ou um assunto para minha próxima secção de terapia? ahahahah....
Pois bem lembrem bem deste preços : U$ 1800 e U$ 1520.
U$ 1520 - Se o metal precioso romper este nível, para baixo, estaremos a caminho do target de U$ 1300.
U$ 1800 - Se por outro lado, ultrapassar está barreira, vou ficar muito propenso a acreditar que não teremos a tão sonhada oportunidade de comprar mais barato.

- David, bem dizem alguns leitores do blog, que você sempre se sai bem pois se não cair vai subir!
Eu tenho ouvido alguns comentários deste tipo mais quero enfatizar que estamos no ano DFPH e o mais importante é que agindo assim eu não vou quebrar! ficando "abraçado" numa posição, perdendo continuamente dinheiro, só porque as previsões não se materializaram. Compromisso firme com o bolso, agregado ao fato que queremos continuar operantes, com "cacife", no longo prazo.

Resumo eu espero comprar ouro a U$ 1300, ou, se não acontecer a U$ 1800, that´s it!
Avisem os Russossssssssssssssssssssss........
Fique ligado!









Comentários