O BC brasileiro não é o FED

Eu já atuava no mercado financeiro quando a inflação no Brasil era muito elevada, as pessoas não tinham a menor ideia dos preços dos bens pois aumentavam semanalmente e no final diariamente. Os mais prejudicados eram os trabalhadores que recebiam seus salários no final do mês.
O BC brasileiro está num processo de redução da taxa de juros há alguns meses e ontem, na reunião do COPOM, acelerou a queda para 0,75%. Na minha opinião é uma aposta muito perigosa. Porque:

  1. A taxa de desemprego está nos menores níveis históricos e houve aumentos expressivos de salários.
  2. Os motivos que levaram o BC a reduzir os juros, uma recessão no exterior, não estão se materializando.
- David porque você acha que o BC está agindo assim?
Para ir direto ao assunto está querendo "copiar" o modelo utilizado pelo FED, que tem um duplo mandato : inflação e nível da atividade econômica. Vejamos as diferenças:
  • O real não é o dólar, dispensa comentários;
  • Os USA tem um desemprego elevado, diferente da nossa situação;
  • Os americanos querem incentivar o consumo, nós não precisamos temos demanda reprimida.
O fato de nossa indústria estar indo de mal a pior ipad3-será-um-novo-sucesso-da-apple?; o real muito valorizado e os inúmeros "helicópteros " do ECB, motivaram o BC.  
Se for esta a intenção, dentro de alguns meses a inflação vai subir, a industria continuara com os mesmos problemas e o cambio ficará onde está. Mas se a situação lá fora piorar, o que eu acho possível, a inflação poderá ser contida, o dólar vai subir, e para a indústria será horrível, lamento!
Para tornar a indústria mais competitiva são necessárias muitas ações: reforma tributária, mudanças mas leis trabalhistas, investimentos em infra-estrutura e etc... cortar os juros não vai resolver.
Não quero dizer que a inflação voltará aos níveis do passado mas ficar dentro da meta esquece!

Segundo o comentário de um analista ao apresentar o ipad3 a empresa aproveitou para baixar os preços do ipad2, ficando competitivo com os outro tablets. A Apple sempre foi uma companhia inovadora e nunca se preocupou em ter os produtos mais baratos, se daqui para frente, para vender, terá que ser competitiva em preços, sou mais a Samsung. É uma pena!


Hoje é o dia D ou melhor G ahahahah.... onde vamos saber se os credores da Grécia aceitaram a proposta de troca da dívida, ou melhor um "calotezinho". Segundo informações até o momento 60% já aderiram e os mercados estão acreditando que o nível mínimo de 75% será ultrapassado. Vamos saber amanhã cedo.
O que não está claro é se os detentores de CDS (credit default swap) irão entrar numa batalha jurídica.

Infelizmente não escolheram sair do euro (ainda!) portanto irão prolongar o sofrimento ao povo Grego.

O SP500 fechou a 1.366 com alta de 1,00%, o real a R$1,7602 com baixa de 0,31%, atingido a máxima de 1,7807, acredito que no mínimo uma correção esta a caminho e sugiro para quem está comprado em U$ colocar stop  a  +/- 1,73, e o euro a 1,3268 com alta de 0,91%.
Fique ligado!


Comentários