Fazendo a lição de casa

Eu acompanho inúmeros indicadores e informações, e ultimamente a possibilidade da inflação subir nos USA e suas consequências nos ativos, é um assunto que chama minha atenção. Por conta disso vou fazer a lição de casa, e como o Bart ao lado fico com o olho no monitor.
O Deutsche Bank publicou um relatório completo sobre o assunto, veja a seguir o resumo:

A expansão monetária pelos BC ao redor do mundo podem gerar inflação através de 3 canais: a) A impressão de dinheiro pode aumentar os empréstimos dos bancos, gerando uma elevação da demanda, que geram uma elevação dos preços dos produtos; b) A impressão de moeda pode elevar os preços da commodities e outros materiais, inclusive salários, ocasionando uma elevação dos preços dos bens;  c) A impressão de moeda pode elevar as expectativas  inflacionarias.


Inicialmente vejamos a quantas andam o total de emissão de moeda de todos os BC, que não parece ter estabilizado. 



No post um-pouco-de-teoria explicamos o conceito de velocidade da moeda, o gráfico abaixo aponta ainda uma queda deste indicador, ou seja a desalavancagem continua.


O estudo através de uma amostragem estatística, comprova que em alguns países a emissão de moeda gerou hiperinflação ( Turquia, Argentina e Zimbabwe), porém nos USA, Europa, Inglaterra, Japão e Suíça as recentes expansões não tiveram nenhum impacto na inflação, até agora.

Em relação às expectativas inflacionarias nada foi observado que mereça destaque, desta forma resta os preços das commodities que vem subindo e o estudo enfatiza a alta expressiva do ouro.

Conclusão : Uma hiperinflação nos USA parece altamente improvável, mas a emissão de moeda em qualquer país aumenta a probabilidade das expectativas de inflação ficarem desancoradas. A Independência do Banco Central é crítica, e o mercado precisa continuar acreditando que o BC será capaz e terá o desejo de manter a inflação baixa. (o destaque é meu).

O Bernanke dedicou boa parte de sua vida acadêmica estudando a deflação que o Japão está mergulhado desde 1989 e aponta quais foram os erros cometidos pelo BOJ. Simplificando ao máximo sua conclusão: A falta de helicópteros. Por está razão tenho a impressão que ele deixará a inflação subir antes de agir, com intuito de não abortar a recuperação. Parece fazer sentido, mas o fato de estarem envolvidos tantos BC não sei se vai funcionar. Está é a razão da minha desconfiança e o motivo de ficar temeroso com os títulos longos.

O SP500 fechou a 1412 com baixa de 0,28% o real a R$1,8166 sem variação e o euro a 1,3326 com baixa de 0,20%.
Fique ligado!








Comentários

  1. É verdade. É uma emissão sem precedentes (U$ 8 tri em 5 anos)! Pode ser que a coisa evolua de um modo inimaginado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário