Raio X da economia Americana


Este grupo de gráficos comparam a recuperação recente da economia americana, estratificada por segmento econômico, com as anteriores de 1991 e 2001.
Os cinco primeiros : consumo, bens duráveis, exportações, Investimentos e gastos do governo, mostram um comportamento semelhante em todas elas. Destacam-se as exportações que tem um desempenho melhor agora que antes.
Os dois últimos apresentam : Estados e Municípios e Investimento residencial onde percebe-se claramente como estes setores tem um comportamento pífio.
Os economistas que elaboraram este trabalho acreditam que estes segmentos, mais recentemente, vem  apresentando sinais positivos e por esta razão estão otimistas quanto ao futuro.

Agora veja o que aconteceu com os juros nas três ocasiões:


Todas apresentam a mesma reação do FED com o afrouxamento da política monetária quando a recessão se concretizou. A grande diferença é que hoje os juros estão próximos de zero e o BC americano diz que este nível permanecerá até 2.014. Eu disse antes e repito agora que o FED se comprometeu por um prazo muito longo e ficará numa situação delicada se precisar subir os juros, que estão artificialmente baixos.

O SP500 fechou a 1.367 com alta de 0,14% o real a R$  1,7078 sem alteração e o euro a 1,3399 cpm baixa de 0,34%.
Fique ligado!










Comentários