O mundo se divide em 2 grupos


X

No inicio da minha carreira profissional um alto executivo de banco disse: O mundo se divide em 2 grupos os comprados e os vendidos. Eu pensei faz sentido um disputa contra o outro para ver quem vai lucrar. Em seguida complementou este é um grupo(comprados e vendidos) o outro é o povo que tanto faz o que acontece! Na hora achei uma piadinha de mal gosto.

Tomando conhecimento hoje da aceitação do pacote pelo parlamento Grego, acho que o executivo tinha razão a unica diferença que neste caso o povo ficou enfurecido! Na primeira foto a repercussão da bolsa Grega com alta de 5% e a seguir as manifestações de rua depois de anunciarem que o salário mínimo vai diminuir em 22% e 1 em cada 5 funcionários publico serão dispensados.

O primeiro ministro Grego num discurso inflamado disse : O parlamento Grego só tem duas opções ou aprovar este pacote doloroso ou vamos despencar no precipício . Acho que vai acontecer ambos. 

Exitem duas formas classicas para solucionar a solvência de um país.
  1. Através  de medidas de austeridade que geram muito sofrimento por um período relativamente longo (solução europeia para a crise).
  2. Desvalorização da moeda com aumento da inflação.
No "couvert" da duas tem também uma diminuição "voluntaria" da divida existente.
Qual é a melhor (ou menos ruim)?
Na minha opinião a segunda pois depois da desvalorização, que acontece over night, o país recupera sua competitividade imediatamente. Ambos tem o efeito negativo é inevitável de uma recessão porem o modelo 2 tem um tratamento de choque rápido. Como já dizia Maquiavel o mal se faz de uma vez.
O melhor teria sido abandonar o Euro e nacionalizar seus bancos.

Em Abril haverá eleições na Grécia e não precisa ser um grande cientista político para prever que este governo socialista vai perder. E ai como vai ficar? o novo Governo vai honrar?
Acompanhe com atenção os acontecimentos pois a Grécia é avant premiere de uma serie de outros sendo que Portugal é o próximo da lista.

O SP500 fechou a 1.351 com alta de 0,68% o real a R$ 1,7160 com baixa de 0,26% e o euro a 1,3195 sem variação.

Eu queria deixar minha homenagem a uma cantora com uma voz fabulosa  Whitney Houston.
Não é a primeira que um artista  por não conseguir administrar as mudanças da vida busca nas drogas uma sedação falsa da dor, que quase sempre finaliza com sua morte.
Saudades!


Fique Ligado!




Comentários