Melhor punir ou incentivar?

Tenho observado uma característica do nosso governo, a de punir quando o que desejam não se concretiza.
Posso citar alguns exemplos : IOF sobre carros importados; IOF na entrada de dólares; queda da taxa SELIC usando expectativas fora de seu controle e a ultima agora Dimensionamento voluntário das exportações Chinesas para o Brasil. Entenderam? querem que o governo Chines controle o volume exportado para o Brasil, que tal chamar de quotas! Os Chineses? forget about.


O Estado de São Paulo publicou hoje que vão implementar uma alíquota de imposto maior nas aplicações atreladas ao CDI. Será que não aprenderam com seus filhos que só punir não resolve outras técnicas são mais efetivas?

Por que isso preocupa?
Ao adotar a política da punição ao invés de buscar incentivar diminuindo impostos, investindo em infra estrutura e etc.. postergam o problema sem enfrentar de uma forma mais definitiva.
Quanto ao anuncio de hoje, pela minha experiencia na área de renda fixa e mesmo sem saber suas intenções,  acho muito difícil funcionar. Como o governo é o maior emissor de títulos indexados ao CDI será que não seria muito melhor pagar um premio extra nos títulos pre fixados e pouco a pouco fazer o mercado trabalhar fora daquele indexador? para que punir?

Na verdade o que mais me preocupa é a politica monetária pois o motivo usado para a queda dos juros, uma piora do cenário externo, não está se materializando. E nas ultimas atas o BC mudou o seu discurso para justificar a continuação do movimento de queda. E se a inflação voltar a subir o que o BC vai fazer? subir os juros ou dar uma de Cristina Kirsnher e dizer que os índices de inflação estão errados?
Não estou gostando!

Hoje o BC do Japão resolveu adicionar U$ 128 bilhões na compra de títulos do governo. Afinal a taxa lá esta muito elevada? Por exemplo o titulo de 5 anos rende 0,35% a.a, e o de 10 anos 0,96% a.a.! Na verdade sua intenção é  tentar desvalorizar o Yen boj-x-fed.


O BOJ também estabeleceu um objetivo para taxa de inflação em 1% a.a. Veja o gráfico acima  dos últimos 15 anos, parece bem difícil de atingir pois a economia lá esta em deflação há muitoooo tempo!

o SP500 fechou a 1.350 sem variação o real a R$ 1,7210 com alta de 0,29% e o euro a 1,3118 com baixa de 0,49%.
Fique ligado!

Comentários