Liquidity Trap

Antes de comentar o artigo do Bill Gross vou explicar o significado da expressão curva de juros. É intuitivo que um investimento de 3 anos tenha uma taxa de juros menor do que um de 10 anos afinal é uma compensação pela indisponibilidade por um período mais longo.
Esta curva é sempre relativo a um mesmo emissor para que não haja contaminação por riscos de créditos diferentes. Ou seja não se mistura laranja com banana.
A figura ao lado é a forma clássica de representação sendo que em alguns momentos é mais ingrime outros mais plana dependendo da situação que a economia se encontra.

Vejamos a curva de juros do títulos americanos recentemente.


Observem que ate 4 anos de vencimento o retorno é ínfimo menor de 0,5% a.a. chegando a 3%a.a somente em 30 anos. Tudo isso é conseqüência do excesso de liquidez injetado nos últimos anos. 

O que o FED pretende?
A autoridade imagina que deixando os juros baixos cria atrativos para novos investimentos e depois de algum anos a economia voltaria ao normal. Esta é a teoria clássica porem exite uma situação conhecida como liquidity trap.

O economista Luis Paulo Rosenberg usa um exemplo para exemplificar esta situação : Imaginem um touro que esta muito agitado (economia muito aquecida) para segura-lo junta-se 3 homens fortes com uma corda em seu pescoço, não conseguindo junta-se mais um, não tendo sucesso mais um, mais um e assim por diante, em algum momento todos estes homens seguram o touro (simboliza a autoridade subindo os juros). Porem se o touro esta largado no pasto você pode dar a corda do mundo que ele não se levanta ( juros zero).

Como se diz a teoria na pratica pode ser diferente pois os investidores não necessariamente são levados a assumir mais risco comprando ações ou imoveis conforme desejo do FED. Quando o medo, movido por sentimentos racionais ou irracionais, levam o investidor a ficar mais preocupado com a segurança dos seus recursos do que o retorno, colocam seu dinheiro "debaixo do colchão" ou investem em títulos do governo a zero de juros.  Quando esta situação acontece os mecanismos do Banco Central são inócuos podendo levar a economia para uma deflação Bill Gross.

É isto que o FED esta desesperadamente tentando evitar pois juro menor que zero não dá. 
Na sexta feira foram publicados os dados de desemprego que será comentado na nota de amanhã.
Fique ligado!



Comentários