Estou desconfiado..

Vou falar hoje de um indicador novo para vocês o VIX que significa Volatility Index. Não vou entrar no detalhe de como é calculado e sim  qual o seu uso. Como o nome diz é uma medida da Volatilidade ou seja se o preço oscila muito o índice sobe e caso contrário cai. Normalmente a volatilidade aumenta quando a bolsa cai e vice-versa. Uma espécie de termômetro.
Vejam que o índice está em níveis baixo e que em ocasiões anteriores algum evento negativo ocorreu ocasionando sua elevação.

Poderia elencar uma serie de riscos que nos rodeiam e que venho comentando porem tem um em especial que parece não estar merecendo atenção pelo mercado.  IRÃ
Não entendo nada sobre riscos geo políticos porem há alguns dias quando o Irã ameaçou bloquear o estreito de Hormuz fiquei com a pulga atraz da orelha. Porque estariam provocando o ocidente? A resposta pode ser que veem alguma ameaça no ar.
O mundo sabe que eles tem  capacidade de produzir urânio e parece que suas instalações estão ficando prontas. Li em alguns relatórios que Israel iria atacar estas instalações em breve.
Nenhuma indicação será vazada e provavelmente, se acontecer, vamos saber pelos noticiários.
Estou enxergando fantasmas ou o mercado está complacente? A estatística está do meu lado e é bom ficar alerta.

- David já faz um bom tempo que você não faz recomendação de trade. Está dando uma de PSDB?
Tem razão as ultimas foram para liquidar as posições de Euro e SP500 que se mostraram acertadas. Eu consigo imaginar algumas oportunidades no real (venda), no ouro(venda), e no SP500(venda). Em todas elas ainda não tenho confirmação técnica mas os preços são atrativos.
Tenha claro que buscamos situações cujo valor esperado é um bom risco.
Valor esperado = Probabilidade de acontecer x potencial de lucro.
É verdade que estes valores são teóricos porem não adianta nada uma operação cujo o upside é alto porem tem uma chance baixa de acontecer. Neste caso o único conforto é que se perde pouco.
Atualmente estes mercados tem um bom potencial de lucro mais ainda não vejo uma boa probabilidade de ocorrer. Nem para baixo nem para cima Capixe!

O SP500 fechou a 1.349 com alta de 0,22% o real a R$ 1,7212 com baixa de 0,26% e o euro a 1,3258 sem variação.
Fique ligado!





Comentários