Dinheiro não leva desaforo

Se tem algo que aprendi com um custo elevado foi que dinheiro não leva desaforo. Atitudes arrogantes do tipo: O mercado é burro ; fica frio que o preço vai voltar; no longo prazo vou recuperar; vou fazer preço médio; se cair mais eu compro tudo; e assim vai, a chance de você perder é de 80% e de ganhar 20% por sorte. Como não queremos investir como se tivéssemos num cassino prestem atenção quando este tipo de situação acontecer com vocês. "Please" antes de embarcar lembrem deste post.

Muito bem vamos as ações da Apple, ontem fiz um pequeno comentário e quero esclarecer que minha observação foi uma ironia para justificar a queda de ontem, não uma recomendação de compra.

A figura acima é muito ilustrativa, então vamos "morder" a maça:

  • A evolução do lucro do 4º trimestre( em relação ao ano anterior) de todo o SP500 cresceu 6,6% se subtrair o lucro da Apple seria de 2,8%.
  • Desde 2007 a Apple subiu 500% enquanto o SP500 caiu 5%.
  • O valor de todas as ações do Nasdaq 100 ( irmão caçula do SP500) é de US 2,8 trilhões a Apple sozinha vale U$ 0,45 trilhão.
  • A ação da Apple subiu 26% em 2012.


O gráfico acima faz um paralelo da evolução de 3 ações muito bem sucedidas : Microsoft; PetroChina e Apple.
Todas passaram por uma correção importante a conclusão é: Dinheiro não leva desaforo!

- David já que você esta tão convencido porque não vende ações da Apple?
Espera ai eu em nenhum momento falei que elas vão cair agora! O que eu estou querendo mostrar é que dificilmente comprando estas ações neste preço você vai ganhar dinheiro. Isto não quer dizer que eu acho a companhia ruim muito pelo contrario basta ver seus produtos e lucro. Mas o mercado está assumindo que tudo vai continuar do jeito que vem vindo e a vida não é assim, tudo é cíclico. Não esqueçam que o gênio da empresa infelizmente faleceu, será que vai continuar igual?

Grécia : Merkel seguraaaaaaaaaaaaaa.....

O SP500 fechou a 1.358 com alta de 1,10% o real a R$ 1,7160 com baixa de 0,73% e o euro a 1,3137 com alta de 0,56% 

Vou estar fora no Carnaval e volto a postar na próxima quinta- feira dia 23/02 ou extraordinariamente se a situação exigir (tipo a Grécia quebrou!).
- Ahahahahahahah...
Não dê risada eu me lembro quando o Banco Barrings, com mais de um seculo de tradição, quebrou exatamente na terça feira de carnaval. Naquela época eu estava na Linear e fiquei ao telefone ( não celular) com meus sócios para avaliar o impacto ou melhor prejuízo na abertura dos pregões. 
Esta profissão é como os escoteiros sempre alerta! 
Bom carnaval a todos.
Fique ligado!

                                                                                











Comentários