BOJ x FED

Eu nunca publiquei nenhuma analise sobre o Yen moeda japonesa. Nos últimos 10 anos venho acompanhando as moedas Internacionais e a japonesa é muito difícil, o BOJ ( BC Japonês) é conhecidíssimo pelas suas inúmeras intervenções muito antes do FED, ECB e outros.
Um analista que eu respeito bastante deu um apelido que expressa bem esta realidade : The house of pain.
A economia Japonesa vem tendo uma performance pífia nos últimos 20 anos alem de um sério problema demográfico com uma população muito velha, tornando o trabalho das autoridades japonesas quase uma missão impossível.




O gráfico acima é a cotação do USDJPY ou seja quantos Yens são necessários para comprar um dólar, portanto uma queda na cotação significa desvalorização dólar com a valorização do yen. 
No incio dos anos 80 quando a economia Japonesa estava bombando o dólar estava ao redor de 285 Yens e ao final da década por volta de 160 ou seja uma valorização de 40% "a lá real" .Mas como a economia estava crescendo tudo bem.

Este crescimento elevado culminou com uma bolha de ativos. O índice da bolsa de valores Nikkei chegou ao patamar de 40.000, e como toda bolha a de lá estourou em 1.989, hoje este indicador esta ao redor de 8.000! O que o BOJ fez para evitar uma depressão? HELICÓPTERO, já ouviram isso antes? Mas tomou também uma serie de medidas com intuito de salvar os bancos. Como consequência colocou sua economia na UTI, que continua ate hoje, não morre mas não sai de lá.

O dólar caiu daqueles 160 para 76 hoje ou seja uma valorização do Yen de 52%. Desde os anos 80 a moeda acumula a bagatela de 73% de valorização! Bem também eles não tinham um Ministro das Finanças como o Mantega. 
O juros é zero há 20 anos!

Sabemos que os Japoneses são valentes e tem uma capacidade de absorver situações difíceis, basta ver a postura depois do tsunami, mas aguentar 73% de desvalorização, sem a menor perspectiva de reversão no curto prazo, faz com que os exportadores japoneses estejam perto de cometer um "Haraquri".

Desta forma a cada vez que um BC no mundo injeta liquidez como subproduto é gerado demanda pelo Yen, uma vez que esta moeda é considerada um refugio seguro. O BOJ tem portanto muito trabalho para segurar a cotação ( veja o post O FED contrata o BC Chines). 

Em 1929 aconteceu algo semelhante quando os países travaram uma guerra cambial tentando preservar suas exportações. Será que a historia vai se repetir?

Em 2005 Mark Zukerberg contratou um grafiteiro para executar um trabalho nas paredes do escritório do Facebook. Na hora de fazer o pagamento ele deu uma opção para o artista receber em dinheiro ou em ações, sua decisão foi pelo ultimo mesmo achando que não iriam valer nada. Ao valor de U$ 100 bilhões este felizardo terá realizado a bagatela de U$ 200 milhões! Vocês acham isto normal?

O SP500 fechou a 1.325 com alta de 0,11% o real a R$ 1,7193 com baixa de 0,80% e o euro a 1,3147 com baixa de 0,10%. Amanhã é dia de anuncio da taxa de desemprego nos USA o mercado espera uma criação de 200.000 vagas vamos ver o que acontece.
Fique ligado!









Comentários