The Big (ou Huge) Ben?

A imagem que eu tenho da Inglaterra talvez venha da minha infância. Um país onde a população é muito educada (continua) contraposto com as grandes bandas de musicas ( Beatles) e uma moeda muito forte (será?).
Hoje vou apresentar alguns dados da Grã Bretanha que nesta crise Europeia está sendo preservada.
Como vocês já sabem a Inglaterra decidiu não aderir ao euro e continuou com sua moeda o british pound, em 1992 o mega especulador George Soros colocou o poderoso BOE ( BC inglês) na lona ao fazer uma aposta contra a moeda finalizando com uma desvalorização importante e um lucro de U$ 1,1 bilhão. Ficou conhecido como " o homem que quebrou o BOE".

Vamos aos dados mais recentes.



O gráfico acima apresenta a soma das varias dividas de um país ou seja : Pessoas Físicas (azul), Empresas (azul claro); Bancos (verde) e Governo (amarela). 
Proporcionalmente é a maior do Planeta!


No final dos anos 90 a divida bancaria explodiu e nem apos a crise de 2008 ela diminuiu. Enquanto as empresas e pessoas físicas diminuíram sua dividas, apos aquela data e o governo começou a se endividar.


Este gráfico que compara a divida bancaria inglesa e americana fazem os americanos parecerem fichinha.

Na crise de 2008 o BOE junto com o FED foram os mais ativos em medidas para evitar uma catástrofe maior. Não quero fazer nenhuma previsão prematura somente tomando como informação estes dados pois alguns fatos devem ser considerados : 1) Londres é um centro financeiro muito grande só ficando atras de NY. Talvez boa parte das dividas das companhias são contabilizadas lá o que pode inflar artificialmente estes números; 2) O sistema previdenciário inglês é o mais bem estruturado dos países desenvolvidos e o vencimento dos títulos ingleses é muito longo.
Mas divida é divida e se os credores perdem confiança quanto maior pior. Merece preocupação.

O "soup du jour" é o possível IPO do Facebook, o valor estimado para companhia é de U$ 75 a U$ 100 bilhões, nada mal para um jovem de 28 anos. Não tem duvida que ele teve uma ideia genial mas valer mais que Bank of America ou Mc Donalds ou Boeing para citar alguns, me parece que alguma coisa está errada!

O SP500 fechou a 1.324 com alta de 0,89% o real a R$ 1,7332 com baixa de 0,86% e o euro a 1,3162 com alta de 0,62%.
Fique ligado!


  






Comentários