Bernanke está arrependido?

Os resultados do emprego recentemente publicado nos USA foram bons. Li muitos comentários relativizando estes dados com argumentos validos mas não dá para negar que a criação de novas vagas da ordem de 240.000 e uma taxa de desemprego de 8,3% não tem que ser comemorados, afinal quantos e quantos economistas esperavam  uma catástrofe eminente.


Vejam o gráfico ao lado que abrange um período longo da taxa de desemprego.

O que pode atrapalhar? JUROS!
Nosso amigo Bernanke vem repetidamente declarando que os juros vão neste patamar por um longo período,  na ultima reunião do FED anunciou uma taxa baixa ate o final de 2.014. Se voces estão lembrados eu disse que ninguem consegue dar está garantia para um prazo tão longo fed-1-x-0-deslavancagem.

O grafico abaixo é uma comparação entre a taxa de juros de 10 anos contra o SP500 nos últimos 3 meses.


A bolsa subiu uns 10% e os juros dos títulos de 10 anos ficaram estáveis ao redor de 2% a.a ( o gráfico expressa a variação porcentual da taxa).
Em determinadas situações quando a bolsa sobe os juros podem subir também. Nestes casos duas podem ser as razões: a) bom motivo- Quando a autoridade monetária deixa os juros baixos para incentivar a economia e  posteriormente retira os estímulos; b) mal motivo - Quando o crescimento é tão forte que o BC sobe o juros para "acalmar o touro" liquidity-trap. Hoje estamos na situação a) onde os juros estão muito baixos e negativos em termos reais( inflação > juros).
Garanto que o Bernanke e sua turma passaram o fim de semana preocupados e se pudessem voltar no tempo mudariam a ata.
O que fazer agora? Este ano é eleitoral e estatisticamente o FED não muda o nível dos juros a fim de evitar comentários que estaria beneficiando ou prejudicando os candidatos, ou seja o timing tão bem não ajuda.

Entretanto se a economia americana continuar recuperando razoavelmente e se o FED demorar para subir os juros a inflação e os juros longos vão subir e o mercado vai dizer que o FED está atrasado. Adicionem os inúmeros helicópteros usados no passado e que para recolher estas notas vão precisar milhares de garis ahahahah.....

Nosso  leitor assíduo que é fã incondicional dos títulos americanos e continua confortavelmente abraçado aos mesmos, cuidado neste cenário eles vão queimarem nas mãos.

O SP500 fechou a 1,344 sem variação o real a 1,7263 com alta de 0,60% e o euro a 1,3130 com baixa de 0,14%.
Fique ligado!

Comentários