Puzzle

Todos nós já fomos desafiados a resolver um quebra-cabeças em especial o de cubos, não é fácil, é necessário muita paciência e atenção.
Na sexta feira eu postei alguns gráficos sobre a evolução da bolsa na China o-que-esta-acontecendo? Outro ativo que está me deixa intrigado é a taxa de juros dos papeis Italianos de 10 anos.


No final de 2011 o ECB lançou um programa para financiar os bancos tendo como garantia títulos dos países europeus. Um volume elevado foi fornecido as instituições financeiras que após alguns dias redepositaram estes valores no ECB. Ate ai tudo dentro dos conformes uma vez que estávamos no final do ano e todos os gestores estavam exaustos.

- David qual o problema?
Bem mesmo não tendo demanda adicional nestes últimos 15 dias eu esperava que as taxas ja começassem a ceder, porem como pode ser visto no gráfico estão novamente próximas das máximas.
Neste momento os bancos tem um caminhão de dinheiro depositados no ECB. Poderiam comprar estes títulos que rendem mais de 7% a.a e se financiar por 3 anos a 1%a.a. o lucro seria expressivo! 
Por que não estão fazendo? 
Uma das hipóteses seria que estes bancos vão usar estes recursos para diminuir suas dividas pois não querem aumentar sua exposição. Se este for o caso ao invés das taxas dos títulos Italianos e "parceiros" caírem vão continuar subindo o que seria horrível.
Vamos dar mais alguns dias para mais este quebra cabeças porém é mais um sinal de alerta.

Hoje recomeçaram as conversas entre a Merkel e Sarkosy. A motivação deles para estes encontros deve ser nula. Estão querendo agora impor uma CPMF "a la francesa" sendo que os ingleses são contrários a tal medida. Se for aprovada boa parte dos grandes negócios serão transferidas para Londres e como sempre os pequenos vão pagar a conta.

O SP5000 fechou a 1.280 com alta de 0,23% o real a R$ 1,8326 com baixa de 1,34% o euro a 1,2773 com alta de 0,42%.
Fique ligado!






Comentários