O que esta acontecendo na China?


Este é o Índice Shanghai Shenzhen 300 diríamos o SP500 Chines. O gráfico mostra a evolução dos últimos 12 meses com queda de 30%. Bom Investimento? Eu poderia imaginar uma lista de justificativas, mas uma economia que cresceu 8 % a.a. merece um resultado destes?

O gráfico abaixo compara este índice e o SP500.


Surpreso? eu fiquei! Nos últimos 5 anos a economia americana conseguiu no máximo um empate e chegou a estar perdendo de goleada: QE 1/2, chuvas de U$, quebras de bancos e etc... Enquanto isso a China cresceu a taxas acima de 8% , não teve nenhuma crise, passou a ser a 2º economia do mundo, nova potencia e etc... E as bolsas estão praticamente empatadas e com um retorno pífio?
Alguma coisa não anda bem e eu não sei explicar mas os mercados estão dando sinais de alerta.

Mudando de assunto veja as vendas ao consumidor na Europa ( vermelho) nos últimos 10 anos.


 Esta estagnada nos níveis de 2006 e com tendencia de queda é a recessão chegando.

- David mais alguma desgraça? Onde esta o otimismo da terça feira?
Sem palavras DFPH!

- Você esta me deixando tonto o que mudou?
Desculpe mas é neste ambiente que vamos viver. Lembra que comentei sobre as duas forças 3-2-1...-happy-new-year-go. A diminuição de dividas é mais forte. Nada mudou muito mais alguns sinais amarelos estão aparecendo nas analises técnicas com horizontes mais curtos. Voltamos a postura mais prudente.

o SP500 fechou a 1277 com baixa de 0,25% o real a R$ 1,8574 com alta de 0,77% e o euro a 1,2719 com baixa de 0,51%.
Fique ligado!
COOL




Comentários

Postar um comentário