Goldilocks?

Depois de um tempo prolongado na praia, 4 semanas vestindo havaianas e sunga, estou voltando para São Paulo. A Informatica mostrou seu poder pois durante este período segui os mercados e noticias com se estivesse no escritório sem nenhuma perda.
Bottom Line não senti a menor falta
.
Ao caminhar na praia hoje pensei no mercado de renda fixa e resolvi escrever este post. Antes de começar o conteúdo principal ontem publiquei que os títulos Alemães de 6 meses tem rendimento zero. A taxa para aplicar em euros no curto prazo não é zero, ou seja se você depositar seus recursos num banco eles vão pagar enter 0,50% a 1% a.a.
Minha recomendação é para quem tem títulos em euros da Alemanha vendam tudo!

- David porque você esta sugerindo justo hoje que a agencia Standar and Poor´s rebaixou vários países menos a Alemanha?
Bem é uma coincidência mais do jeito que o governantes europeus estão tentando resolver as dividas do Club Med, já já o custo desta solução vai cair no colo da Alemanha que ao pagar a conta terá sua divida rebaixada.
Isto só seria evitado se vários países abandonassem a moeda unica inclusive Espanha e Itália. Faça a sua aposta!

Você tem duas situações econômicas onde as taxas de juros de longo prazo são muito baixas: a) deflação  e b) goldilocks este termo é usado quando uma economia não esta tão aquecida que gera inflação e não tão desaquecida que gere recessão goldilocks economy.

O gráfico as seguir é dos juros pagos pelos títulos americanos com 10 anos de vencimento, nos últimos 30 anos.



Tem um leitor assíduo de nosso blog que se vangloria por ter adotado uma estrategia de sempre ter títulos longos e como pode ser visto no gráfico se deu muito bem. Parabéns!
Mas agora a 1,85% a.a: come on!
Talvez fique neste patamar por um tempo a "la Japão"  mas eu garanto que os ganhos do passado já eram vai ser no máximo "magrinho".
Estamos numa deflação ou goldilocks? Se me colocassem um revolver na cabeça diria que é mais o segundo que o primeiro mas daqui a 2 ou 3 anos com o mesmo revolver acho que estaremos no primeiro.

- David que diferença faz qual o cenário?
Boa pergunta, na deflação os juros dos títulos podem ate cair mais e ficar um longo periodo morfando neste patamar ao contrario no goldilocks eu ficaria mais esperto pois não acredito ser uma situação de equilíbrio e sim temporária. Para complementar no caso da bolsa faz toda a diferença no primeiro caso cai e no segundo sobe lentamente.

- Então você esta sugerindo permanecer com estes títulos?
Reflita considerando estes 2 fatores :
 a) Num cenário deflacionario haveria um venda maciça de ativos para comprar dólares. Com a China desacelerando os investidores iram sacar seus dólares fazendo com que o Banco Central da China venda títulos americanos. Conclusão vai ser uma boa briga
b) Do ponto de vista técnico o gráfico esta completando o que se denomina  Zig -Zag triplo e não existe quadruplo ou seja é terminal. Dai para frente deveria subir por muitos anos....  
Olhando de hoje não parece fazer sentido os juros subirem mas não esqueçam a quantidade de dinheiro que foi injetado no mundo nas mais variadas moedas.

Será que a Estagflação ou Hiperinflação nos espera no longo prazo?
Nem pergunte qual a minha opinião, não sei!
Fique ligado!

Comentários