Real Fraco?

O Ministro da Fazenda Guido Mantega  fez a seguinte declaração aos repórteres ao final da reunião do Mercosur em Montevidéu.
" Faremos esforços para ter um dólar forte e um real fraco".
Fiquei tão perplexo que fui verificar se era sua opinião ou do repórter. Como estava entre aspas e a fonte é da Bloomberg não tem duvida.
Imaginei 2 motivos para esta afirmação: 1) O Sr. Mantega está se lançando como candidato a Ministro da Finanças dos USA afinal lá eles pregam um dólar forte, ou 2) Como é final de ano nosso governante se "confundiu" apos excesso nas comemorações.
Fora isso espero que não tenha falado serio pois adotar uma politica de moeda fraca só se pretende que a inflação suba e/ou que a atividade econômica caia.
No contexto do artigo verifica-se sua preocupação com a industria brasileira que perde competitividade interruptamente. Acontece que o motivo é estrutural e o governo deveria procurar diminuir a carga tributaria, investir em infra estrutura e não buscar a forma fácil, porem não duradora, de desvalorizar o real.

Ao ler as noticias hoje fiquei um pouco mais otimista, antes que meu "amigo" pergunte, não significa uma mudança em meu cenário. Estou aplicando nosso lema de compromisso com o bolso.
Na Europa as taxas dos títulos espanhóis caíram bastante de 5,11% em novembro para 2,4% hoje.
Amanhã o ECB vai prover aos bancos financiamentos usando estes  títulos como garantia, com prazo de ate 3 anos, taxa de 1% , o volume é a vontade quanto quiser.
Os bancos vão ter 2 grandes atrativos para comprar mais títulos e  tomar estas linhas:
1) Ao comprar mais títulos no mercado secundário forçam uma valorização destes papéis, lucro e calor nos vendidos; 2) Já possuem um estoque enorme desses papéis em suas carteiras e se estes titulos entrarem em default vão quebrar( bancos) de qualquer forma. Me parece logico que façam isso e em grandes volumes. Caso essa compra ocorra será um grande presente de final de ano para o mercado.
Sou comprador de papeis da Espanha e Itália, tiro curto não é para ficar ate o resgate.

- Hum faz sentido mas porque você colocou esta foto exuberante da praia?
Sera que eu fiquei otimista por influencia deste visual hoje pela manhã? Acho que não!

No trade #5 publicado em você-quer-ser-mais-um vou atualizar o stop loss.
Venda-USDBRL
Preço - R$ 1,88
Novo Stop Loss- R$ 1,90

O SP500 fechou a 1,240 com alta de 2,92% o real a R$ 1,8453 com baixa de 1,22% e o euro a 1,3077 com alta de 0,62%.
Fique ligado!


Comentários