REAL - 2012


Hoje foi publicado que o volume total de euros depositado no ECB pelos bancos bateu todos os recordes. Mais da metade dos recursos que foi ofertado a semana passada foi redepositado. Eu não fiquei nada surpreso pois era o que estava esperando mas o mercado deu um tom maior para o fato.

Na semana passada eu publiquei um post onde me posiciono com bastante ceticismo em relação ao futuro do setor financeiro esta-na-hora-de-procurar-outra-vaca, um economista que eu prezo muito Robert Shiller deu uma entrevista na bloomberg com uma opinião diversa da minha. Destaquei os seus principais pontos abaixo.

"I'm bullish on finance for the long run... I think finance is a central technology. The U.S. is very good at this technology, just like it's good at information technology as well," he said.
"I recommend to my students that it's still a good time to go into finance—if not in the short run, in the longer run. New York has a lot of strength that will carry it forward for a long time."

E por ultimo coloquei na primeira linha do blog nosso lema para 2012 que ficara ate o final do próximo ano. Para melhor esclarecer, pois alguns leitores levantaram algumas duvidas, veja abaixo o seu significado.
Disciplina- Não deve se deixar levar por "achismos" tipo: Se posicionar, quando a analise técnica recomende ao contrario, só porque "não faz sentido" ou porque esta barato.
Flexibilidade - Aqui respondo uma mensagem que recebi hoje de um leitor que ficou decepcionado com nossa previsão do Euro de 1,10 ou TALVEZ 1,50, publicada ontem. Entendo seu ponto, o intervalo é alto, mas aqui cabe a flexibilidade de não se fechar a porta para uma possibilidade mesmo que não esperada
Plano de ação - Se o mercado chegar aos pontos que consideramos interessante vamos agir e assumir os riscos do cenário incerto que vivemos nestes últimos tempos. Esperem "céu de brigadeiro" intercalado por "chuvas e trovoadas".
Humildade - Assumir que quando o mercado ir contrário a nossa visão não "teimar" em ideias ou pre conceitos que nos imobilize a outras oportunidades. Compromisso com o bolso não com a opinião.

A cotação USDBRL tem um objetivo de alta ate 2,40/2,50. Do mesmo jeito que o Euro não acho que vai ser uma linha reta. Quero enfatizar que meu melhor call de 2011 foi no real. Vale as leituras real-fundamentos-parte-I e real-proxima-parada-r170-parte-II publicados no incio de setembro. Todos estes argumentos continuam validos.

No curto prazo acredito que o real deva ficar entre 1,70/1,90 razão do trade #5. Quero reforçar o conceito de trade "especulativo" é quando tomamos uma posição contra o movimento de mais longo prazo.
Se a cotação romper 1,92/1,94 imediatamente, o movimento de alta vai recomeçar rumo aos 2,40.
Para terminar existe um intervalo em vermelho ( gráfico) que eu não espero agora porem se ocorrer vai valer uma revisão geral.
Resumo : Negociação entre 1,70/1,90 nos próximos 1 a 2 meses, para depois ganhar impulso ate 2,40/2,50.

O SP500 fechou a 1.249 com baixa de 1,25% o real a 1,8739 com alta de 0,70%  e o euro a 1,2938 com baixa de 0,99%.
Os pop stars sofreram baixas expressivas o ouro a U$ 1.558 com baixa de 2,35% e a prata a U$ 27,11 com baixa de 5,67%. O ouro esta chegando no preço 1 (U$ 1.550/U$ 1.500) que havíamos projetado no post peru-ou-frango-mapa-da-mina-II em novembro. Vale observar seu comportamento nos próximos dias, mas nosso ponto predileto é mais abaixo entre 1.200 e 1.300.
Fique ligado!



Comentários