Queda de braço

Estamos presenciado uma queda de braço entre duas escolas econômicas a Keynesiana e a Austríaca.
Os americanos utilizaram a primeira com sucessivas intervenções nos mercados (Quantitative Easing 1 e 2). Neste modelo quando a atividade econômica esta deprimida o governo utiliza a politica monetária "sem limites". A consequência é o aumento do deficit publico e desvalorização da moeda.
Já o modelo Austríaco prega uma "limpeza" com cortes dos déficits publico e aumento de impostos abrindo espaço para crescimento no futuro. Neste caso busca-se preservar a moeda.
Na Europa o Bundesbank ( Banco Central Alemão) nunca foi muito favorável ao modelo do Euro pois gostaria que a moeda unica fosse o Deutsch Mark, assim teria o controle. Agora estão fazendo prevalecer suas crenças e Angela Merkel esta impondo este modelo aos outros países.
Enquanto os Alemães estiveram no comando não esperem nenhuma flexibilidade vai ser da forma "ieke"! (é  como os alemães são chamados no dialeto idish).
Estas ideias estão bem descritas no artigo que estou anexando da consultoria Gavekal. Recomendo sua leitura e releitura para entender o que vem acontecendo atras dos bastidores.

- Ah é por isso que você tem duvidas sobre o euro?
Bingo!

Ontem  a agencia Standar and Poor´s colocou em observação a nota de credito de 15 países da Europa.




No gráfico acima a linha horizontal  é o CDS (o custo de hedge contra default) e na vertical o risco apontado pelas agencias de credito ( media), onde 0 identifica AAA e ate 10 Investment Grade. A linha preta seria o "preço justo". 
Os países europeus ( em vermelho) deveriam ter as classificações da divida em níveis piores do que estão hoje. Conclusão : As agencias estão atrasadas!

As 17:15 o SP500 estava a 1.257 sem variação o real a R$ 1,7940 com alta de 0,67% e o euro a 1,3382 com baixa de 0,10%
Fique ligado!

Comentários