Plano B

O Wall Street Journal identificou que vários Bancos Centrais Europeus já estariam trabalhando num plano B.
A Irlanda por exemplo estuda como seriam as cédulas que poderiam ser usadas, outros como a Suíça e Inglaterra quais as consequências caso o euro seja abandonado por alguns países.
Plano B é feito para não ser usado mas também não é preparado desnecessariamente.

O economista do Goldman Sachs acredita que a Europa ainda precisa piorar para que seus governantes tomem medidas mais efetivas. Esta postura contraria aos princípios maquiavélicos onde o mal se faz de uma vez e não a prestação. Em todo caso acho que estamos próximos a movimentos maiores.

- É bom mesmo pois ultimamente os posts estão dando sono!
Desde que você começou a acompanhar o blog percebeu que nem sempre é bom ter posição no mercado, por sinal 30% do tempo o mercado tem uma direção mais clara e 70% fica num processo de correção. Aguarde logo, logo vamos entrar em ação (meus pedidos ao papai noel).

Segundo a Bloomberg 61% dos investidores globais acreditam que a China sofrera uma crise bancaria nos próximos 5 anos enquanto apenas 10% estão mais confiantes. A pesquisa foi feita com 1.097 investidores, analistas e operadores.
O motivo do desanimo é a desaceleração da industria e a queda nos preços dos imoveis .
Será que vai acontecer?
Não sei! O que da para inferir é que os investidores já não acham que investir na China é "bater em morto" mas ate ai indicar uma implosão do sistema bancário? Se acontecer uma(implosão) acho mais provável que aconteça na Europa.

O mercado levou um gol de contra ataque. O ECB realizou sua reunião mensal e baixou em 0,25% a.a., a taxa de juros do euro. Ate ai nenhuma novidade, porem na secção de perguntas e respostas veio o banho de água fria (gelada?). Deixou claro que não tem intenção de comprar mais bonds e que os bancos precisam levantar mais U$ 150 bilhões de capital. Como consequência o mercado que estava positivo pela manhã mudou de sinal em seguida.
O primeiro tempo terminou e agora  resta o resultado da reunião dos governantes amanhã, agora tem que marcar 2 gols no minimo!

O SP500 fechou a 1.234 com baixa de 2,11% o real a R$ 1,8220 com alta de 1,28% e o euro a 1,3346 com baixa de 0,47%.
Fique ligado!

Comentários