Outra bolha imobiliária?

Ultimamente a atividade econômica da China tem chamando minha atenção.As informações vindas de lá sempre estão sujeitas a restrições impostas pelo governo ou seja não são muito "publicas".
Dito isto o professor Patric Chovanec que leciona na universidade de Beijing publicou um artigo que merece atenção.
Segundo esta fonte já em Agosto os primeiros sinais começaram a emergir quando as 10 maiores incorporadoras reportaram um estoque de U$ 50 bilhões de residencias não vendidas. Como estas empresas são alavancadas em outubro iniciaram uma liquidação destas unidades com descontos de 25% ou mais. Isto acarretou um descontentamento entre os compradores antigos que passaram a devolver estes imoveis criando um circulo vicioso.

Estas reduções de preço também foram observadas em 10 outras cidades. Calcula-se que os estoques na principais cidades levará mais de 20 meses para serem desovados.
A reação dos Chineses que investem em imoveis gera duvidas. Este mercado canaliza boa parte da poupança uma vez que os juros são muito baixos. Como eles acreditavam que os preços iriam subir no futuro compraram vários imoveis.

Os terrenos são de propreidade dos municipios que se financiam com a venda aos incorporadores.  Vejam no grafico abaixo o numero de negocios e a evoulução anual dos preços dos terrenos. Com esta retração inúmeros municípios estão sofrendo problemas importantes de caixa.


Não dá para ter uma opinião sobre um mercado que não acompanho regularmente porem alguns pontos me chamam a atenção : a) Como boa parte da poupança é em imoveis cuja liquidez é baixa, quando os preços caem as compras também caem; b) Os municípios dependem muito da venda dos terrenos ; c) Se os incorporadores começarem a perder dinheiro deverão abandonar este mercado, mesmo que temporariamente. Hummm......

O SP500 fechou a 1.225 com baixa de 0,90% o real fechou a R$ 1,8640 com alta de 1,14% e o euro a 1,3028 com baixa de 1,19%.
Fique ligado!

Comentários