Os Alemães estão p____!


Todos sabemos que os alemães são  trabalhadores eficientes e que seus vizinhos não são muito de "pegar no batente". 
Vejam na tabela  abaixo o que aconteceu com a implementação do euro na Europa.


Os valores representam o custo da mão de obra. Na Alemanha estes custos subiram a uma taxa anual inferior a 2% enquanto que na França, por exemplo, subiram próximos a 3% desde o ano 2000. Hoje em dia em valores absolutos os Franceses ganham mais que os Alemães e estes ainda tem que pagar a conta!
Outro ponto interessante é que os Ingleses, que não aderiram ao euro, o seu custo da mão de obra teve decréscimo nesse período.

Quanto a nossa "vaquinha financeira" continua sem leite.  A Bloomberg publicou um artigo: Receitas dos Bancos caem quando o "Ano a ser esquecido" termina. Sem entrar em detalhes é uma choradeira total e irrestrita, cita também que alguns executivos apos receber o bilhete azul resolveram se aventurar em administrar  Hedge Funds (boa sorte para eles vão precisar!). O numero total de dispensas foi atualizado para 223.000 e crescendo. Alguém quer se aventurar?

Os bancos europeus tomaram 489 bilhões de euros do ECB por 3 anos, esta soma representa 63% de tudo que vence em suas carteiras em 2012, é uma injeção de liquidez para ninguém botar defeito.
Agora o que esses bancos vão fazer com esse caixa é uma incógnita mas acredito que dado o sufoco dos últimos meses vão deixar o dinheiro no caixa e curtir as festas de final de ano tranquilos....

O SP500 fechou a 1.243 com alta de 0,19% o real a R$ 1,8602 com alta de 0,85% e o euro a 1,3044 com baixa de 0,27%.
Fique ligado!



Comentários