Mão Forte

A situação na Europa esta ficando critica a cada dia um novo recorde de juros é atingido na divida dos países membros com exceção da Alemanha que ao contrario vem caindo.
Hoje foi o dia da Espanha que acabou não conseguindo vender o total de títulos ofertados mesmo com taxas elevadas.
O que esta acontecendo é um ciclo vicioso onde os investidores se retraem com receio de uma renegociação a "la Grecia"  e os bancos que detém posições são obrigados a vender seus estoques a fim de evitar uma corrida pelos depositantes.

Segundo o calculo de analistas o montante disponível pelos Chineses para investir na Europa é de U$ 80/100 bilhões uma vez que 70% de sua reservas estão investidas em títulos do tesouro americano onde não pretendem se desfazer. Resta então o ECB cuja maioria do capital e por conseguinte do mandato é comandada pelos alemães, estes por sua vez são contra o modelo adotado pelos outros BC de aumentar a reserva adquirindo títulos ou seja a chave do helicóptero esta com a Merkel e ela não pretende levantar voo.

Quando eu era executivo do Deutsche Bank lançamos uma campanha com a chamada: Seu dinheiro em mãos forte mas agora se esta postura prevalecer vai levar a derrocada do Euro.

O SP500 fechou a 1.216 com queda de 1,7% o real a R$ 1,7780 com alta de 0,5% e o euro a 1,346 estável.
Fique ligado!

Comentários