Lamento!


Hoje vou dar uma visão mais de longo prazo. O gráfico combina o PIB do G7 ponderados segundo seu tamanho, e a linha pontilhada calcula uma media dos últimos 5 anos.
Que tal é animador ou mais parece estar caminhando suavemente para zero?

- David você teria uma explicação?
Em economia as mudanças podem cíclicas ou estruturais, as cíclicas são temporárias e não alteram o movimento de longo prazo enquanto as estruturais tem efeitos mais imprevisíveis pois tendem a alterar a direção. Eu acredito que estamos passando pela do segundo tipo
  1. A Globalização esta motivando as empresas a contratar sua mão de obra no exterior (China, Índia) por conta de um custo mais baixo. Neste caso taxa de juros baixas e cambio tem pouca influencia neste movimento.
  2. Inovação tecnológica esta destruindo segmentos da economia (compra on line, cinemas, shopping centers ) neste caso a WallMart não vai construir mais lojas somente porque o juro é baixo.
  3. A geração "baby boomers" esta começando a se  aposentar e o fato dos juros estarem baixos os obriga a gastarem menos e poupar mais.
Então o fato de procurar gerar crescimento com mais dividas é a solução? Não uma vez que a criação de emprego tem sido minima, o consumo esta abrindo mão para a poupança e o crescimento tem sido pífio.

Para um mundo que estava acostumado a crescer vigorosamente e os investimentos serem compensados com retornos de 2 dígitos não parece nada promissor, e todos os esforços feitos pelos governos deste países para impulsionar suas economias não deverão funcionar. Devemos esperar no melhor dos cenários uma economia "a la Japão" dos últimos 20 anos.
Preparem-se para retornos baixos, bem mais baixos, e como diz um amigo meu Lamento.
Fique ligado!










Comentários