Labirinto

Esta foto expressa visualmente como se encontram os países hoje. A inter-comunicação entre os diversos pontos espelha a globalização. Desafio vocês a encontrar o caminho de saída.
Um relatório que li hoje questionou pontos muito interessantes sobre a  MF holdings (post to-big-to-fail-or-to-save).
O fato desta empresa ter assumido uma posição em títulos de governos europeus 5 vezes seu patrimônio na crença que não haveria default foi o que ocasionou a quebra.
Como o preço destes títulos estão caindo e eles estavam alavancados seus financiadores foram exingindo garantias adicionais (margin call) ate o momento que não tinham nem mais caixa nem credito.
Porem vejamos alguns pontos intrigantes que esta situação acarretou:

  1. A MF é a primeira companhia na historia a quebrar tendo em seus ativos titulos considerados "sem risco".
  2. Se são estes mesmos títulos que o fundo EFSF esta se propondo a comprar então quem vai querer investir nos bonds a serem emitidos ?
  3. O BCE e a maioria do bancos europeus tem também estes títulos então ate quando o mercado terá dois pesos e duas medidas?
Que tal, o mundo financeiro não esta num labirinto? Repararam como a China esta quieta!
Se você quer sair deste emaranhado e observar de camarote fique no over night.

Hoje teve reunião do FED e não houve nenhuma grande mudança apenas  redução das projeções econômicas para 2012 e 2013 como vem acontecendo ultimamente.

O SP500 fechou a 1.238 com alta de 1,62% o real não negociou por conta do feriado e o euro fechou a 1,3733 com alta de 0,23%.
Fique ligado!

Comentários