A fortaleza foi atacada

Em comentários anteriores eu vislumbrei a possibilidade da Alemanha sofrer com a atual crise e foi o que aconteceu hoje .O pessimismo foi demonstrado no resultado do leilão de títulos de 10 anos cuja colocação foi a metade do volume ofertado. Como consequência os juros subiram.

- David porque você acha tão negativo?
Ate o momento a taxa dos papeis alemães vinha caindo enquanto dos outros países da Europa subindo.

Isto pode ser visualizado no gráfico abaixo.





Se os juros alemães continuarem subindo e o diferencial entre a Alemanha e os outros países subirem tambem o juro da periferia vai para o espaço mais rápido.
Por exemplo o juro dos papeis da Alemanha é de 2,00% o da França 3,60% portanto a diferença é de 1,60%.
Como esta diferença vem subindo suponha que no futuro os juros alemães estajam em 2,20% e a diferença em 1,80%, sendo assim o custo para a França seria de 4,00%.
Ou seja os juros dos países perifericos ( incluindo a França) serão turbinados.
Conclusão : not good at all!
Por enquanto nenhuma ação dos governos foi suficiente para reverter este movimento. É como numa guerra se o inimigo vai ganhando terreno fica mais difícil contra atacar.

Durante o dia liquidamos a posição de SP500 urgente trade#1 liquidacao veja os motivos.
O SP500 fechou a 1.161 com queda de 2,21% o real fechou a 1,8670 com alta de 2,70% e o euro a 1,3334 com queda de 1,25%.
Amanha é dia de ação de graças nos USA e os mercados estarão fechados , por conseguinte, a liquidez que já não esta muito alta, vai ser baixíssima. Vamos rezar para que não haja nenhuma surpresa, que nos últimos tempos tem sido predominantemente negativas.
Fique ligado!

Comentários