Agulha no palheiro

Normalmente os mercados fornecem indicações sobre as expectativas futuras. Atualmente estes sinais  tem sido confusos, em alguns momentos as bolsas indicavam que as economias desenvolvidas entrariam em recessão ou talvez não e os mercados emergentes seriam fortemente afetados mas em seguida recuperavam e a volatilidade que poderia ser outro indicador se elevava depois recuava.
Porem os títulos europeus estão enviando uma mensagem clara. Os últimos dados publicados da Europa apontam desaceleração e as pressões inflacionarias estão se abatendo. Nesta situação as taxas de juros deveriam estar caindo. Mas o que observamos é que os juros dos títulos da Espanha, Itália e França estão subindo.
Como podemos interpretar este movimento?
O mercado não acredita que estes países vão conseguir controlar seus déficits e como consequência suas solvências estão sob risco.
Esta é agulha no palheiro que deve ser acompanhada atentamente e se este movimento persistir as economias mundias entrariam numa zona desconfortável.

Hoje foi anunciado a taxa de desemprego nos USA que gerou um movimento inicial  positivo, com o passar do dia  rumores vindos da reunião do G20 sobre discórdias deu um tom mais negativo ao mercado

Em relação ao real ainda não ha uma definição clara, porem fiquem de olho no nivel de R$ 1,81 que se ultrapassado o U$ devera retomar seu movimento de alta.

O SP500(*) estava a 1.252 com baixa de 0,72% o real a R$ 1,7410 com alta de 0,29% e o euro a 1,3776 com baixa de 0,31%.
(*) as 17:00 hs.
Fique ligado!

Comentários