Rzzzzzzzzzz... Rzzzzzzzzzz


Opa o mercado já fechou? nem percebi também hoje foi totalmente sem emoção.
O dia foi mais do mesmo: Europa e seus agregados, China ameaçando  reagir caso os americanos tomem alguma medida de retaliação, USA double dip , bla...bla.. nada de útil.
O SP 500 fechou 1.203 com queda de 0,33% o real cotado a R$ 1,75 com queda de0,45%.
Vou aproveitar para analisar o euro moeda unica.


Quando inciamos nossa analise o euro estava  aproximadamente a 1,44 ( estávamos aqui no gráfico). Em setembro postamos in-god-we-trust quando orientamos aguardar um melhor momento para vender.
O que esperar daqui para frente? Oscilar entre o retângulo vermelho e verde cuja variação é de 8%.

-David com tanta noticia ruim sobre a Europa porque o euro não despenca?
No meu ponto de vista exitem dois fatores principais :
a) Hoje os BC e  fundos soberanos dos países emergentes são grandes detentores de reservas. Estes recursos são investidos em varias moedas e ultimamente a parcela detida em euros é de quase 30%. A maior parte ainda é em dólares (60%) e todas as outras moedas 10%.
Estes "investidores" são bem diferentes dos demais pois não tem objetivo de lucro e tendem a amortizar as flutuações do euro uma vez que ajustam seus portfólios a fim de manter os 30%.

b) O outro motivo tem a ver com as duvidas de como esta crise dos países membros sera solucionada ou "empurrada com a barriga". A alternativa mais negativa seria a Alemanha abandonar o euro com a emissão de sua própria moeda. No outro extremo seria o Club Med ( PIIGS) saírem  ficando somente os países saudáveis, neste caso o euro teria expressiva valorização.
Como estas decisões são extremas e os países membros buscam uma saída menos traumática a oscilação proposta é compreensível.
Você pode operar neste intervalo  mas o risco é para cotações mais baixas.
Fique ligado!




Comentários