Crib´s e não BRIC´s

Vejam o conta corrente dos países denominados como BRIC ( Brasil, Russia, Índia e China), o conceito é que quando o conta corrente é positivo o pais poupa recursos internacionais e quando é negativo tem que importar capitais. 
Este gráfico correponde a período suficientemente longo que justifica nossa analise.
A China foi o país que teve a maior transformação neste período passando de leve importador de capitais ate 1990, e a partir dai consistentemente passou a ser exportador. É importante também notar que sua economia neste período cresceu substancialmente passando da 8º para 2º economia mundial.
No caso do Brasil sempre foi um importador de capitais com pequenos períodos de saldos  positivos.
- David não estou entendendo o que você quer dizer, não esta chovendo dólares para o Brasil?
Sim o Brasil nunca foi tão demandado mas a entrada de recursos é na conta de capital ou seja a empresa estrangeira que investe aqui vai remeter dividendos, ou se for para investir na bolsa pode retornar a qualquer momento.
É por causa deste fator que o real teve  forte desvalorização em setembro deste ano e esta sujeito a movimentos semelhantes no futuro.
-E na China  não pode acontecer o mesmo?
Pode pois também recebe investimentos macicos a diferença é que uma parte de suas reservas foram construídas exportando produtos e os U$ resultantes são seus e ninguém tasca. Capixe!
Por conta deste argumentos eu proponho que a sigla seja alterada para Crib´s.

Hoje era o dia marcado para a "cesariana", os "enfermeiros" estão reunidos e ate o momento nada foi anunciado. Foram inúmeros os boatos durante o dia mas o principal foi que a China ira contribuir ao fundo europeu (EFSF), eu acho pouco provável, faria mais sentido através do FMI.


O SP500(*) 1.239 com alta de 0,84% o real a R$ 1,7590 com baixa de 0,40% e o euro a 1,3909 estável.
Fique ligado
(*) as 17:00 hs.


Comentários