A derrocada do U$

Veja a seguir um breve histórico dos principais fatos destes últimos 10 anos e seus impactos no U$, para tanto vou usar o  U$ Dollar Index.
Este índice é a uma media ponderada entre varias moedas : euro 58,6% ; yen 12,6%;  libra 11,9%; dólar canadense 9,1% e etc....
O conceito aqui e ter uma índice hibrido que permita uma analise mais isenta, mesmo assim  o peso acumulado das moedas Europeias é significativo.


Momento 1
Ate o final do ano 2000  a economia Americana vinha  num ritmo acelerado. O FED mantinha uma politica monetária restritiva com o intuito de evitar a alta da inflação. No final deste ciclo a taxa de juros chegou a 6,5% a.a. Federal_funds_rate.
Com o estouro da bolha da internet, e a fim de evitar uma recessão, o FED derrubou os juros ate atingir 1% a.a. ao final de 2004.
No gráfico visualiza-se claramente a queda do dólar neste período.
Foi neste período também, por conta deste movimento nos juros,que o mercado imobiliário ganhou impeto.
Momento 2:
Ao final de 2004 a economia começava a crescer e o FED retoma a alta dos juros a fim de evitar um super aquecimento.
Os juros subiram ate 5,5% a.a. no incio de 2006. Nesta época o mercado imobiliário começava a sinalizar seu esgotamento cujo ápice se deu em 2007. 
A partir dai incia-se um novo ciclo de queda de juros ate atingir os patamares atuais de 0,25% a.a. 
O U$ index ensaia uma pequena alta ate o final de 2006 e logo em seguida reverte para cair ate seu ponto minimo no inicio de 2008.
Momento 3:
Quero chamar a atenção para o período entre inicio de 2008 ate final de 2009, vocês devem lembrar bem o stress que o mundo passou com varias instituições financeiras sendo adquiridas ou assumidas pelo governo americano ate a quebra do Banco Lehman Brothers.
Embora o olho do furação fosse os Estados Unidos ao contrario do que vinha ocorrendo o U$ index subiu!
- Hummm... ate aqui eu estava entendo mas esta fase não esta claro, daria para explicar?
Um pouco de calma veja a reposta no post : Quando a ilógica prevalece.
Momento 4:
No período mais recente nota-se uma indefinição do U$ index.
Existem forças agindo em sentidos contrários, por um lado a enxurrada de liquides injetada pelos BC no mundo e principalmente pelo FED e a indefinição do que vai acontecer na Europa.
É neste momento que as commodities e principalmente o ouro tiveram altas expressivas.
O ouro no período 4 teve um comportamento distinto do U$ index só subiu. O principal motivo é a descrença nas moedas, e o metal é considerado um refugio neste momentos.
Este breve histórico tem como objetivo dar subsídios a postagem : Quando a ilógica prevalece.
Fique ligado




Comentários