Bancos a beira do abismo

Este é o titulo de um artigo publicado hoje no Financial Times. Segundo ele os ministros das finanças estão querendo olhar para o futuro mas os mercados estão forçando que olhem para o precipício!
A grande duvida no momento é a Europa e parece que o modo francês "je vais réfléchir" empurrando para frente os problemas esta deixando o mercado impaciente.
Outros analistas denominam o euro como a maquina perpetua de destruição.
Os volumes que os economistas acham necessário para resolver o problema são "astrofísicos", um trilhão de euros é fichinha..
Os governantes estão encurralados.

Jogar tênis e atuar no mercado financeiro tem algumas semelhanças.
No tênis não adianta nada ser um tremendo jogador se não tiver controle emocional. A cada ponto deve-se esquecer do placar é agir como se o jogo estivesse começando.
No mercado alem de uma formação solida é necessário controle emocional para administrar prejuízos.
Este assunto vem a tona porque muitos jovens me perguntam "como faço para operar?" e eu disparo "Você sabe perder?".
Atras desta pergunta esta implícito a capacidade de não se deixar influenciar pelo que acontece no passado, nem achando que é midas pois, como dizia um ex-sócio, exitem os dias de "sadim" ( midas ao contrario), nem ficar com medo ou querer ir buscar o prejuízo imediatamente.

Amanhã é um dia importante pois o parlamento alemão terá que ratificar ( ou não!) o fundo europeu EFSF.
O SP500 fechou a 1.151 com queda de 2,05%
O real ficou pressionado durante todo o dia fechando a R$ 1,8350. Ontem publiquei preparem-os-cintos onde explicito minhas projeções para o real.
Fique ligado!

Comentários