As galinhas dos ovos de ouro

Em 1986 a inflação no Brasil beirava 200%  a.a. e a taxa de juros muito alta.
Naquele momento os investidores buscavam refugio em ativos reais para se proteger.
No incio daquele ano um grande fabricante de lingerie feminina do Rio de Janeiro, assessorado  por um banco, decidiu comprar ações da Vale do Rio Doce. Como este banco era "especialista" em operações financeiras propôs uma estrategia com a compra de opções com o intuito de obter valorização expressiva.
A surpresa foi que no vencimento da opção em fevereiro o preço não se mexeu. Como consequência do exercício desembolsou U$ 70 milhões.
O cliente liquidou uma parte e o banco financiou o remanescente e partir dai começaram a vender suas ações.
Ate liquidar todo o estoque levaria um  tempo haja visto o baixo volume negociado na bolsa.

Eu era um dos diretores da Planibanc corretora, cujos acionistas eram 4 grandes empresas ( Votorantim, Pão de Açúcar, Bardela e Brasmotor), ou seja tínhamos "bala".
No final de fevereiro o governo implementou o plano cruzado cujo objetivo era conter a inflação. Alem do congelamento de preços a taxa de juros foi fixada em 18% a.a.
Apos reunião de analise do plano concluímos que a bolsa deveria ter uma forte valorização e as ações da Vale que estavam reprimidas, seguiriam o mesmo curso mais a frente.
As negociações com opções de compra (*) na bolsa do Rio de Janeiro eram classificadas por letras, e para que não houvesse enganos, estas letras estavam associadas a nomes, por exemplo serie C era Casa , D era Dado e G era Galinha
Decidimos comprar uma posição expressiva na serie Galinha, com vencimento em abril, e preço de exercício CZ$600, iniciamos pagando CZ$ 2 ate CZ$ 8 de premio.
O banco sabendo que seu cliente iria se desfazer de um volume grande de ações, decidiu vender a descoberto opções serie galinha acreditando que embolsariam o premio.

No primeiro mês de plano a maioria das ações teve valorização superior a 50% com exceção da Vale que permanecia com o preço próximo a CZ$ 500.
Diariamente nosso operador de pregão "grudava" no operador do banco.
Um belo dia o operador do banco ficou fora da roda de negociação, rapidamente o nosso perguntou:
- Você não vai vender hoje?
- Não acabou o estoque!
Só naquele dia a Vale subiu CZ$100 e a partir dai não parou mais.
No exercício as ações estavam a CZ$1.200 e "galinha" valia CZ$ 600.
Com certeza foi a maior valorização de um ativo que participei em toda minha vida 12.000%!
 As galinhas dos ovos de ouro!

- David incrível mas qual o recado?
O recado você vai ter depois de publicado informações mais precisas sobre o prejuízo do UBS.
Fique ligado!
(*) - noções básicas de opção de compra



Comentários