quando a única solução é o divorcio

O assunto é mais serio que a revelação de mais relação conjugal que não deu certo.
Um dos comentaristas que eu sigo e gosto muito é  Bill Gross, ele é um dos fundadores da PIMCO que administra a bagatela de U$ 1,3 trilhões em fundos.
Hoje ele publicou sua carta mensal de setembro  onde faz uma analogia de três relações  que considera estarem estremecidas.
A seguir um resumo de seus pensamentos
1.       EUROPA UNIDA!
O processo iniciou-se nos anos 50 quando foi criado o EEC ( European Economic Comunity ), Este ato permitiu a França e Alemanha dizer “nunca de novo”, e mesmo que eles não se gostem ( ou melhor se odeiam) a esperança era que não destruíssem o continente novamente.
Em 1999 uma parte do grupo resolveu “casar” dentro de uma mesma unidade monetária (Euro), mas sem um orçamento em comum. Marido e mulher (Alemanha e Grécia) abriram contas correntes e/ou, sem que uma soubesse o que a outra fazia. Neste casamento onde um tinha todo o divertimento e o outro trabalhava duro das 9 as 5  deu no que deu.
“Angela Merkel e o Sarkosy já se encontraram duas vezes para tentar solucionar este litígio, mas ninguém sabe onde isso vai dar, deixe eu colocar desta maneira – Alemanha e França estão dormindo numa cama King Size enquanto os outros membros da Família estão dormindo em quartos separados. Como conseqüência a Europa esta experimentando uma contração econômica”.
2.       O SONHO AMERICANO
O divorcio na America não é por razões conjugais, mas pela noção de que qualquer um pode ser um milionário no velho esquema Americano. Este Casal onde um é rico (Empresa) e o outro pobre(trabalhador) acreditando ficar rico também, não funcionou. Hoje o que se vê é que nos últimos 10 anos as Empresas cresceram seus lucros reais em 50% a enquanto o salário médio dos trabalhadores é quase o mesmo.
“Vocês acham que podem ser criadas novas vagas se os Republicanos ortodoxos são a favor de cortar os impostos para os ricos enquanto os democratas querem promovem benefícios sociais aos pobres? Estamos presenciando este romance tornar-se cruel e amargo”.
3.       O MILAGRE ASIATICO
Sem ser exatamente um casamento é mais um "caso" entre os consumidores do ocidente com os produtores chineses.
“Nos os amávamos (Chineses)  pois forneciam produtos baratos mas eles de alguma forma nos amavam ainda mais pois vagarosamente criavam empregos na China enquanto o nossos  trabalhadores aumentavam a fila dos desempregados.
“Este caso amoroso que sustentou o crescimento global na maior parte do século XXI esta vulnerável, eles ainda se beijam no rosto e dizem “Luv ya” (maneira fraca de falar I Love you), mas tem tensão ai”.
JULGAMENTO FINAL
O que fazer quando uma relação não vai bem? Como você pode investir na Europa se os países estão se pegando uns aos outros, quando uma batalha camuflada entre o Capital e o Trabalho congela as ações nos Estados Unidos, quando uma atividade mercantilista entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento produz mais questões que respostas? Resposta : Aumenta a chance de divorcio.
Divorcio em investimentos significa que :
É mais importante The return of your Capital then the returno on your Capital.

Estou colocando o link deste artigo caso você queria ler na integra.

Comentários