Banco : Um negocio (muito) arriscado


Quando eu me formei em Engenharia (sim, não sou economista ) era comum contratarem engenheiros para trabalhar em Bancos. Surgiu uma vaga no Banco Frances e Brasileiro e na entrevista meu futuro chefe, que também era Engenheiro e Naval me perguntou:
O que você entende de Banco?
Eu não entendo nada, consigo controlar minha conta, mas tenho uma curiosidade enorme para saber como vocês ganham dinheiro.
Ele me contratou, acho que foi pela minha honestidade.
Depois de 35 anos no metier posso afirmar com conhecimento de causa : É um negocio arriscado.
Vamos imaginar uma situação super simples para eu tentar me explicar.
Imaginem que estamos na idade da pedra e resolvemos abrir um Banco ( Uallll vamos ficar ricos  ahahaha...).
Que tal: Banco da America ( qualquer semelhança é mera coincidência).
Capital inicial de 100 lascas.
O Fred Flintstones vem a nosso Banco para pegar um empréstimo de 1.000 lascas, quer construir sua casa. 
Tomamos emprestado 900 lascas e damos ao Fred afinal já o conhecemos de longa data.
Todo mundo fica Feliz: O Fred tem sua casa e deve 1.000 lascas para o Banco. Nos recebemos juros do Fred ( maior) e pagamos aos nossos depositantes(menor).
Só tem um detalhezinho que não pode acontecer durante a vida deste empréstimo: O valor da Casa do Fred não pode cair mais que 10%. Sabem por quê? Senão o Fred vem a nosso Banco e diz:
Lamento podem ficar com minha casa e não devo mais nada
A partir daí temos uma casa que vale menos que 900 e devemos 900, bem nosso querido capital já era.
O que fazer agora? Shilllll... Ninguém pode saber, pois se o pessoal que emprestou as 900 lascas souber vão ficar nervosos.
Pronto esta criada a crise bancaria...
Entenderam onde esta o risco dos  Bancos? ALAVANCAGEM ( 9 de capital de terceiros para 1 de capital próprio).
Em outro momento vou explicar porque a deflação é mortal para a Economia.

Comentários

  1. é arriscado com certeza... mas no Brasil, se vc for um bancão com umas 5000 agências e um montão de depositantes vc começa a cobrar tarifas sobre tudo e deixa de ser banco para ser prestador de serviços... se alguém insistir em pegar $$$ emprestado vc joga o juro na estratosfera e pronto... tem um lucrão...

    ResponderExcluir
  2. Barlach,A minha ideia nesta postagem é dar uma ideia muito superficial de como um banco funciona.
    É claro que não é real.
    O seu argumento é muito valido e é por esta razão que os bancos aqui são tão lucrativos e com risco relativamente mais baixo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário